Dirigimos o Fiat Toro

Fiat-Toro-SUP

Tive a oportunidade de dirigir, em primeira mão, o Fiat Toro, o lançamento brasileiro da Fiat que inaugura um novo segmento: SUP (Sport Utility Pick-Up).

O novo modelo une o porte, a altura e a ergonomia de um SUV, a robustez de um off road, com o conforto de um automóvel, e a praticidade e espaço de uma picape cabine dupla de quatro portas.

Traz versões com motores flexível ou diesel, com câmbio automático de 6 ou 9 marchas, ou ainda, manual de 6 marchas. Para uso urbano ou fora de estrada, com trações 4×2 ou 4×4. Um veículo que surge como uma opção para atender todos os gostos e necessidades de transporte, trabalho ou lazer.

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O Fiat Toro foi pensado para agradar consumidores no Brasil e no mundo. O desenho é global e foi desenvolvido no Brasil, com a integração do design mundial FCA.

Fiat-Toro-Design

São quatro versões: Freedom 1.8 16V Flex AT6, Freedom 2.0 16V Diesel (com câmbio manual de 6 marchas) 4×2 e 4×4 e a top da gama, Volcano 2.0 16V Diesel AT9 4×4. Mais a série especial de lançamento: Opening Edition 1.8 16V Flex AT6.

Fiat-Toro-Freedom

Toro Freedom 1.8 16V Flex AT6 4P

Essa versão de entrada vem com o motor 1.8 Flex, tração dianteira, já equipada com câmbio automático de 6 marchas.

Seu motor 1.8 E.torQ Evo Flex de 16V foi aperfeiçoado especialmente para o Fiat Toro, ganhando o VIS (Variable Intake System), tecnologia que permite variar o fluxo de ar dentro do coletor de admissão, trazendo mais torque em qualquer rotação. Com o VIS, o Toro também ganhou mais potência máxima, chegando a 135/139 cv a 5.750 rpm (gasolina/etanol), além do aumento de torque: 18,8/19,3 kgfm a 3.750 rpm (gasolina/etanol). Essa tecnologia aliada ao variador de fase do comando de válvulas revela mais de 80% do torque máximo do motor logo abaixo dos 2.000 rpm, faixa de utilização na maioria dos grandes centros urbanos. Um motor extremamente econômico na categoria e com respostas rápidas na cidade.

Usando o câmbio automático de 6 marchas perfeitamente integrado ao motor, com gerenciamento eletrônico, a versão Freedom 1.8 16V garante boa performance com economia de combustível e baixa emissão de poluentes (nota A no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV, do Inmetro).

Mesmo sendo a versão de entrada, o Toro Freedom 1.8 Flex já vem muito bem equipado de série com piloto automático com controlador de velocidade, computador de bordo (mostrando distância, consumo médio/instantâneo e autonomia) e quadro de instrumentos personalizável de 3,5 polegadas em TFT (com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa), ESC (controle eletrônico de estabilidade), Hill Holder (auxiliar de partida em subidas) e rádio Connect com comando no volante, este com regulagem de altura e profundidade.

Para o conforto, a versão Freedom traz também de série banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica do bocal de abastecimento, ar condicionado, direção elétrica, fixação Isofix para cadeira infantil, vidros e travas elétricas automáticas (fecham a 20 km/h), sensor de estacionamento traseiro e revestimento de caçamba, entre outros.

E ainda existem dezenas de opcionais, que vão de rodas de liga leve de 16”, side bags dianteiros, windows bags, knee bags, sensor de pressão dos pneus até o teto solar, passando por câmera de ré e estofamento parcialmente em couro. 

Preço sugerido: R$76.500.

Toro Opening Edition 1.8 16V Flex AT6 4P

Também com motor 1.8 Flex 16V e câmbio automático de 6 marchas, a série especial de lançamento do Fiat Toro, a Opening Edition, traz ainda mais equipamentos e um visual exclusivo. Além de tudo que já equipa a versão Freedom de entrada, ela conta ainda com rodas de liga leve de 16” com parafusos anti-furto, faróis de neblina, retrovisores elétricos rebatíveis com tilt down e luz de conforto, capota marítima na caçamba, ar- condicionado dual zone, câmera de ré, volante em couro com borboletas (paddle shifters) para troca manual das marchas e central multimídia Uconnect Touch NAV 5”. E tem mais: caracterizações exclusivas da versão, como revestimentos internos, protetor de soleira e emblemas alusivos a série especial.

Preço sugerido: R$84.400.

Toro Freedom 2.0 16V Diesel 4×2 e 4×4

O Freedom também tem duas outras versões com o consagrado motor 2.0 Turbodiesel 16V da FCA. Tem potência máxima de 170 cv e mostra o excelente torque de 35,7 kgfm logo depois da marcha lenta, a apenas 1.750 rpm. Essas duas versões do Toro Freedom trazem sempre câmbio manual de 6 marchas e podem ter tração 4×2 ou 4×4.

Elas trazem todos os equipamentos da Freedom 1.8 Flex, mais alguns itens exclusivos. A versão Freedom 2.0 diesel com tração 4×2 vem ainda com Skid Plate integrado ao para-choque dianteiro, rodas de aço de 16” Super Spoke e protetor de cárter.

O Toro Freedom 2.0 diesel 4×4 ainda vem de fábrica com Hill Descent Control (controle automático em descidas íngremes no fora de estrada), retrovisores externos elétricos com memória (tilt down/ rebatimento / luz de conforto) brake light, alarme e iluminação de caçamba.

Preço sugerido: R$93.900 (4×2).
Preço sugerido: R$101.900 (4×4).

Volcano, a versão top de linha do Fiat Toro

Como topo de linha, o Fiat Toro tem a versão Volcano. Ela chega com as mesmas vantagens do motor 2.0 turbodiesel, com o câmbio automático de 9 marchas e com tração nas quatro rodas.

O Volcano conta com todos os equipamentos das versões anteriores e traz ainda: ar-condicionado dual zone, rodas de liga leve de 17”, câmera de ré, central multimídia Uconnect Touch NAV de 5”, quadro de instrumentos com display em TFT de 7” colorido, faróis de neblina cornering (que acompanham as curvas), faróis principais com DRL (LEDs de segurança diurnos) e muitas outras tecnologias.

Preço sugerido: R$116.500.

Confira algumas fotos de detalhes externos e internos do carro:

fiat-toro-detalhes-externos

fiat-toro-internas

O que achei do Fiat Toro:

É um carro que traz conforto, um excelente combo de tecnologia e, principalmente, consegue entregar uma ótima performance. Nos testes de retomadas, aceleradas e freios bruscos, o Toro se comportou muito bem.

Infelizmente o percurso do test drive foi dentro da cidade de Campinas (um roteiro bem curto por sinal) e não chegamos a testar o carro na estrada. Portanto não sei falar como ele se comporta em uma rodovia (em grandes velocidades) e tampouco em off road… Uma pena.

Mas no geral é um excelente carro para quem precisa de espaço de caçamba para levar coisas de trabalho ou para suas viagens (prancha de surf, bike, moto, etc.) e quer ter um veículo com um design bacana, com tecnologias que ajudam no dia a dia e com um motor potente.

Fiat-Toro-BR

Para mais informações sobre o Fiat Toro, clique aqui.

Guilherme1786 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

3 Comentários

  • Expert Reply

    19 de fevereiro de 2016 at 19:50

    Há alguma possibilidade de vc testar novamente a Toro, só que em uma rodovia pra vermos a disposição do carro em alta velocidade, na estrada em diversas circunstancias?

    Sería muito legal. ah, site massa, gostei. Muita coisa interessante por aqui.

    • Guilherme Cury Reply

      21 de fevereiro de 2016 at 16:52

      Estamos vendo a possiblidade de receber o carro para testes maiores. Se rolar fazemos um update por aqui!

    • Guilherme Cury Reply

      24 de fevereiro de 2016 at 16:19

      Então, estamos torcendo para rolar o empréstimo para testes. Se conseguirmos, faço o update com essas impressões! 😉

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