Dicas para beber menos álcool

ressaca

Dizem que é depois do carnaval que o ano realmente começa. Não sei se é verdade, mas sei que do natal até o carnaval as pessoas acabam bebendo mais do que estão acostumadas, principalmente nas datas festivas.

Nessa época passamos a beber mais e acabamos nos acostumando com isso. E nem sempre é fácil diminuir o consumo depois de estarmos acostumados com essas festividades.

Se você está querendo diminuir o consumo de bebida alcoólica, mas está tendo alguns problemas, nós vamos te ajudar. Confira algumas dicas:

Seja mais seletivo com o que você bebe

Para começar a diminuir a quantidade de bebida alcoólica consumida é interessante se tornar mais seletivo com o que você bebe.

Se nas festas você bebia qualquer coisa que tinha (pois era a única coisa que tinha). Que tal ser um pouco mais seletivo e passar a beber apenas o que você realmente gosta (quando tiver)?

Por exemplo, se você prefere tal marca de cerveja e você não a encontra. Que tal consumir menos ou ficar sem consumir nada? (afinal, por que beber da marca que você não gosta tanto?).

Isso fará com que o seu consumo diminua.

Tenha motivos reais para beber.

Nas festas nós geralmente bebemos por estarmos em uma festa. Mas agora que as festividades acabaram, é interessante começar a encontrar motivos reais para beber. Ou seja, você pode beber apenas quando há um motivo especial para isso.

Dessa forma, a bebida para de ser algo normal e passa a ser algo especial que você faz para comemorar algo realmente importante.

casal-romance

Diminua a quantidade gradativamente.

Se você estava acostumado a beber quase todos os dias por causa das festividades, não será tão fácil simplesmente ficar sem beber nada.

Por isso, você pode começar a diminuir a quantidade consumida do álcool para se acostumar a beber menos. Com o tempo você passará a consumir muito menos do que estava acostumado.

Evite situações com muitas bebidas.

Se você está querendo diminuir a bebida, é interessante, pelo menos no começo, evitar algumas situações.

Sabe quando você vai naquele lugar e sempre toma umas cervejas lá? Então, para diminuir você terá que evitar esse lugar. Pelo menos no começo.

Evitar algumas situações te ajuda a diminuir o consumo, mas não significa que você precisa evitar para sempre. Quando você quiser comemorar, esses locais ficam liberados.

Modifique os hábitos.

Essa é a parte mais difícil. Nós geralmente nos acostumamos a beber em determinadas situações e quando não bebemos, parece que não estamos aproveitando. Mas isso se trata apenas de um hábito.

Talvez seja necessário modificar alguns hábitos. Para isso, você precisa refletir sobre eles e se perguntar “será que somente porque eu sempre fiz assim que devo continuar fazendo?”.

Muitas pessoas associam o “assistir um jogo de futebol” com o “beber uma gelada”. Mas será que sempre que assistimos a um jogo precisamos beber uma bebida alcoólica?, ou será que podemos modificar a bebida e mesmo assim aproveitar.

bebendo-suco

Se você quer diminuir o consumo do álcool, será necessário refletir sobre isso e fazer algumas mudanças.


Leonardo Luchetta527 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register