Dicas de segurança para suas contas na internet

acessando-sites

Quanto mais utilizamos a internet, mais temos que lidar com contas de usuários e senhas. Por termos que acessar tantas coisas, criar tantos logins e senhas, acabamos cometendo muitos erros e deixamos nossas contas vulneráveis a invasões.

Para evitar que isso ocorra com você, nós vamos dar umas dicas para melhorar a segurança de suas contas da internet. Essas dicas servem para senhas de e-mails, redes sociais, carteiras virtuais e qualquer conta online que você deseja realmente proteger. Confira as dicas:

Nunca utilize as mesmas senhas.

É mais fácil ter apenas uma senha para todos as nossas contas, não é mesmo? Por isso muita gente tem o costume de fazer isso. Mas isso é um erro muito grande, afinal, se alguém descobrir uma senha sua, acaba descobrindo todas as outras (ainda mais se você utiliza o mesmo nome de usuário em todas).

Por isso a dica é nunca utilizar a mesma senha nas suas contas.

Crie senhas diferentes para cada tipo de serviço.

Para ilustrar como isso é um erro, podemos utilizar o exemplo do dono do facebook, o Mark Zuckerberg, que teve a sua conta do Twitter invadida, por utilizar a mesma senha no LinkedIn. O LinkedIn foi invadido e as senhas foram descobertas, logo, os invasores conseguiram acessar mais de uma conta.

Tenha senhas bem elaboradas.

Além de ter senhas diferenciadas para os serviços que você utiliza na internet, você ainda deve criar senhas mais arrojadas e de difíceis soluções. Nada de colocar senhas simples ou senhas que outras pessoas possam deduzir (como datas de aniversário, nome de pessoas conhecidas/filhos/pais/parceiros e etc.).

Invente uma senha difícil e se possível utilize caracteres especiais ([email protected]#$%&*), números e letras minúsculas e maiúsculas.

Muitas pessoas acreditam que se escreverem palavras ao contrário vão estar seguras (por exemplo, no lugar de escrever SENHA, escreve AHNES ou o próprio nome ao contrário) mas elas não estarão pois existem programas que invertem palavras para descobrir as senhas.

Por isso a dica é: crie uma senha única e complicada.

Não se esqueça de trocar as suas senhas regularmente, para ficar ainda mais seguro.

Password-senha

Use a autenticação em dois passos.

A autenticação em dois passos significa ter que comprovar que você é o dono da conta ao tentar acessar ela. Ela pode ser feita utilizando uma outra conta sua para receber um número de autenticação que te dê permissão para acessar a sua conta.

Por exemplo, o Twitter utiliza um dispositivo que sempre que você tentar entrar na sua conta, você recebe um recado no seu e-mail pessoal (cadastrado no site) para colocar o código de segurança. (Ou seja, além da senha, você precisa colocar um código de segurança que é gerado aleatoriamente e tem duração de alguns segundos apenas).

Outros sites enviam mensagens para o seu celular ou tem aplicativos próprios para gerar esse código.

Isso pode fazer com que seja mais demorado para você acessar a sua conta, mas com certeza irá aumentar muito a sua segurança.

Esse mecanismo ainda mostra quando alguém está tentando acessar a sua conta, pois irá te enviar o código sem que você tenha tentado entrar. Se isso ocorrer, você irá ter que trocar a sua senha.

Muito cuidado com o que você acessa na internet.

Existem alguns programas que tem o intuito apenas de roubar os dados de um computador, por isso, muito cuidado com o que você faz download.

Esses programas geralmente são enviados por e-mail e fazem com que você faça download de algum arquivo ou coloque algumas de suas informações pessoais.

As pessoas caem nesse golpe pois são utilizadas empresas confiáveis (como bancos ou as próprias redes sociais) pedindo para você atualizar o seu cadastro ou baixar um novo programa de segurança. (As vezes existem sites inseguros fingindo ser de algum banco para você colocar os seus dados).

Um exemplo foi quando ocorreu o vazamento de fotos íntimas de centenas de celebridades, ocorreu por causa de um e-mail, que dizia ser da Apple, pedindo informações pessoais das vítimas.

Portanto, esteja atento ao que você recebe por e-mail e saiba que as maiorias das empresas não pedem informações pessoais por e-mail e não te envia e-mails para atualização de cadastro ou para você baixar programas.

Quanto mais atento você estiver, menos problemas você terá com a segurança na internet. É praticamente impossível ser a prova de invasões na internet, mas sua conta pode ser mais difícil de ser atacada. Se você não for um alvo para um hacker, você provavelmente não será invadido com essas dicas (pois não irá ser pego de surpresa).


Tudo Para Homens580 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register