Dica de viagem: Litoral sul de Florianópolis

Dica de viagem: litoral sul de Florianópolis

Florianópolis é a capital de Santa Catarina, um estado repleto de locais paradisíacos. As praias de lá são fantásticas, mas apenas as do lado norte são bastante conhecidas. Nossa dica de viagem são as praias do litoral sul de Florianópolis. Confira.

Predomínio da natureza

litoral-sul-floripa

Enquanto muitas praias de Santa Catarina são margeadas por prédios e áreas urbanizadas, a parte sul de Florianópolis possui predomínio da natureza, com praias pouco habitadas.

Algumas delas se formaram por colônias de pescadores, onde há preservação da história e cultura nativas. A maioria delas é acessível por carro, mas algumas só são visitadas por barcos ou trilhas.

Praia do Campeche

Esta é a mais frequentada do litoral sul de Florianópolis e a primeira que se encontra nesta parte da ilha. É uma praia linda, com longa faixa de areia firme, e o bacana é que ela é bem estruturada, com comércio, serviços e alimentação, já que o Campeche é um bairro populoso de Floripa.

Sua faixa litorânea se origina na Praia da Joaquina e termina na Praia do Morro das Pedras. O mar é aberto, gelado e com ondas revoltas, especialmente em dias de vento sul.

O point do Campeche é um local no Riozinho, bem frequentado por jovens. Há um córrego que deságua no mar, além de quadra de vôlei de praia, barracas de comida e bebida e espaço para apresentações musicais.

Se você deseja passear de barco, a opção é a Ilha do Campeche. O acesso é pela associação de pescadores, na praia de Armação, e cada pessoa paga 50 reais.

Praia Morro das Pedras

A próxima praia do litoral sul de Florianópolis é o Morro das Pedras, antiga colônia de pescadores. É uma região bastante procurada por surfistas, por suas boas ondas. Esta praia possui um paredão de pedras junto ao mar, onde está localizado o Mirante do Morro das Pedras.

Por ele, tem-se uma visão panorâmica da região, lugar onde também está situada a Casa de Retiros Vila Fátima.

Praia da Armação

A Praia da Armação é a próxima, continuando pela rodovia SC-405. Ela também era uma colônia de pescadores, uma das mais antigas, e suas águas são calmas. O cenário desta praia do litoral sul de Florianópolis é bucólico, com presença de barcos.

Sua faixa de areia não é extensa, pois a ressaca destruiu boa parte da orla e uma barreira de contenção de pedras ocupa grande área da costa. O trapiche da Praia da Armação permite ver as praias da região, além de dividir Armação e Praia de Matadeiro.

Praia de Matadeiro

Este é um dos locais acessíveis somente por trilhas a pé, mas de forma simples e por um caminho curto. É uma das praias mais bonitas da ilha de Floripa, com um grande morro que a protege dos ventos, águas geladas e com ondas, além de uma faixa de areia de um quilômetro. A Praia do Matadeiro possui alguns bares e restaurantes.

Praia do Pântano do Sul e da Lagoinha do Oeste

São as últimas praias do litoral sul de Florianópolis, sendo que a Lagoinha do Oeste ainda preserva seu aspecto natural, sem intervenções do homem. Ela é acessível somente por trilhas, com percurso recomendado com a presença de um guia local.

O Pântano do Sul é conhecido por seu cardápio de frutos do mar, especialmente o popular Bar do Arante.

Se você tiver a oportunidade de visitar Florianópolis, conheça o outro lado da ilha, pelas praias do lado sul. A experiência será inesquecível.


Tudo Para Homens568 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register