Conheça os destaques da Virada Cultural Paulista
Vai começar o maior evento do interior e litoral de São Paulo: a Virada Cultural Paulista, que reúne 24 cidades com uma intensa programação artística em dois fins de semana. 11 municípios participam do evento já neste sábado (23/5) a partir das 18h até as 20h do domingo (24/5), com mais de 500 atividades inteiramente gratuitas, entre shows musicais, teatro, dança, artes visuais, circo e cinema. Entre os destaques da programação, estão Alpha Blondy, de Costa do Marfim, um dos maiores nomes do reggae internacional, que se apresenta em Bauru (sábado) e em Limeira (domingo).
A Virada Cultural Paulista é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, via Secretaria da Cultura, e correalizada pelas Prefeituras, contando, ainda, com a parceria do MIS – Museu da Imagem e do Som e do Sesc-SP, que terá programação especial gratuita em onze de suas unidades no interior e litoral, sendo cinco já neste fim de semana (Bauru, Piracicaba, São José do Rio Preto, São José dos Campos).
A diversidade característica da Virada dá o tom da programação, que mescla nomes tradicionais às tendências contemporâneas que marcam a pluralidade do cenário musical brasileiro. Além disso, nessa edição, a Secretaria da Cultura do Estado ampliou a participação dos municípios na configuração dos palcos internos, com o objetivo de garantir maior visibilidade para a produção local e integrar também os palcos paralelos à programação oficial, tornando o evento cada vez mais abrangente.
Destaques deste fim de semana
Zeca Baleiro volta à Virada Cultural Paulista depois de quatro anos sem se apresentar no evento (Piracicaba), enquanto Jorge Aragão faz sua estreia (Sorocaba). Guilherme Arantes (Marília) e Moraes Moreira (São José dos Campos) completam o time de medalhões da música popular brasileira.
Marcelo D2, Gabriel O Pensador, Thaide e Emicida representam a cena do hip hop, ao lado de Kamau, Rashid e Filipe Ret, destaque da nova geração, com mais de sete milhões de curtidas no Facebook. Já Negra Li representa as vozes femininas do rap nacional (veja cidades abaixo).
A diversidade da programação pode ser vista, ainda, em apresentações que contemplam desde o sertanejo tradicional, com Almir Sater a clássicos revisitados como é o caso do show da Wanderléa, em comemoração aos 50 anos da Jovem Guarda. Já Gabriel Sater se inspira na tradição sertaneja e promete um show com estilo mais puxado para o folk.
O rock não ficou de fora, variando entre os clássicos nacionais às tendências e nomes com grande apelo para o público jovem. Titãs, Ultraje a Rigor, Biquini Cavadão e Raimundos fazem parte da programação, ao lado de Pitty, de volta à VCP com o CD Setevidas, que marcou o retorno da cantora ao rock, depois de um tempo dedicada ao projeto paralelo Agridoce.
Direto do Recife, a banda Nação Zumbi traz a batida do manguebeat, eternizada por Chico Science para a cidade de Indaiatuba.
Estão na escalação, ainda, as bandas CPM 22, Bonsucesso Samba Clube, Vanguart, Móveis Coloniais de Acaju, A Banda Mais Bonita da Cidade e O Terno, dentre outras.
Nos palcos internos dos teatros municipais, haverá intensa programação de artes cênicas e música, incluindo teatro infantil e artistas locais. Os destaques são a Jazz Sinfônica (Botucatu) e a São Paulo Companhia de Dança (Indaiatuba), além de apresentações de stand up de Fábio Lins (Indaiatuba), Richard Godoy (Franca) e Fernando Strombeck (Piracicaba), dentre outros.
Perto de São Paulo
A Virada Cultural Paulista também é acessível a quem mora na Capital. Neste fim de semana, três cidades participantes ficam a cerca de 100 quilômetros de São Paulo e são uma boa pedida para quem quer curtir os shows sem passar muito tempo na estrada.
Em Indaiatuba (108 km), os destaques são os shows da Nação Zumbi e de Almir Sater. Já em São José dos Campos (100 Km), a programação conta com Moraes Moreira e CPM 22. Em Sorocaba (102 Km), as dicas são os shows de Jorge Aragão e Pitty.
Para quem tiver disposição para esticar mais um pouquinho, as sugestões são Limeira (147 Km) com Marcelo D2 e Alpha Blondy, e Piracicaba (158 Km) com Zeca Baleiro e Emicida.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES – 23 e 24 de maio
Bauru: Lu Nobrega, Luê, Os Prettos, Alpha Blondy (sábado), Catarina Dee Jah, Tihuana e Marcelo D2 (domingo).
Botucatu: Assopro, Maglore, Thaide Pitty (sábado), Rastapé, Puerto Candelaria e Biquini Cavadão (domingo).
Franca: The Wanteds, Melody, Negra Li, Gabriel o Pensador (sábado), A Banda Mais Bonita da Cidade, Rashid e Raimundos (domingo).
Indaiatuba: Silverado, Thiago Pethit, Don L, Nação Zumbi (sábado), Tiê, Trupe Chá de Boldo e Almir Sater (domingo).
Limeira: Laranja Oliva, Bixiga 70, Damas do Samba, Marcelo D2 (sábado), Filipe Ret, Negra Li, Alpha Blondy (domingo).
Marília: Vovódika, Kamau, Instituto Animal, Ultraje a Rigor (sábado), Bárbara Eugênia, O Terno, Guilherme Arantes (domingo)
Piracicaba: Hot Clube de Piracicaba, A Banda Mais Bonita da Cidade, Bárbara Eugênia, Zeca Baleiro (sábado), Melody, Móveis Coloniais de Acaju e Emicida (domingo).
São João da Boa Vista: Si Tivesse Dó, Ellen Oléria, Trupe Chá de Boldo, Wanderléa (sábado), Luê, Apanhador Só, Titãs (domingo).
São José do Rio Preto: Banda Realejo, O Terno, Puerto Candelaria, Almir Sater (sábado), Bicho de Pé, Aláfia e Gabriel O Pensador (domingo).
São José dos Campos: Tuia, Yusa, Graça Cunha, Moraes Moreira (sábado), Filipe Catto, Vanguart, CPM 22 (domingo).
Sorocaba: Banda da Feira, Gabriel Sater, Bonsucesso Samba Clube, Jorge Aragão (sábado), Bixiga 70, Rodrigo Ogi, Pitty (domingo)
Fique Ligado!
Toda a programação da Virada Cultural Paulista está disponível na internet e no aplicativo oficial do evento, produzido em parceria com a Rdio. Siga as redes sociais da Virada para acompanhar as novidades e compartilhar conteúdos exclusivos:
Site Oficial: www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br
Facebook, Twitter e Instagram: @viradasp
Estação de Rádio da Virada Cultural Paulista: http://rd.io/x/xl7E_CIvIIoZvw/
Aplicativo disponível na App Store (iOS) e Google Play Store (Android).
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários