Como perceber comportamentos disfuncionais
Comumente realizamos comportamentos que são vistos como disfuncionais, principalmente por serem mais danosos a nós mesmos do que benéficos. Esses comportamentos são realizados e repetidos com certa frequência e às vezes nem percebemos que o fazemos, ou não percebemos que eles são tão maléficos assim.
É comum, também, deixarmos de refletir sobre esses comportamentos para justamente não entendermos que são prejudiciais à nossa vida, pois geralmente eles nos trazem algum tipo de prazer. Pensando nisso, desenvolvi essas dicas para perceber os seus comportamentos disfuncionais.
Faça uma reflexão sobre seus comportamentos.
Pense como são suas atitudes nas mais variadas situações da vida, desde as situações boas quanto as ruins. Perceba como você se comporta quando está se divertindo, conversando com alguém, brigando com alguém, como você age quando está de bom humor ou de mal humor e assim por diante. Tente perceber como você é nos mais variados lugares que você frequenta, seja no trabalho, em casa, na escola/faculdade e assim por diante.
Essa reflexão irá servir para você perceber quem você é perante os olhos do outro, ou seja, quem você demonstra ser. Afinal, geralmente somos muito diferentes na realidade do que acreditamos ser em nossas mentes. Isso fará com que seja mais fácil perceber quais são seus comportamentos disfuncionais.
Entenda o que são comportamentos disfuncionais.
Como já foi falado, os comportamentos disfuncionais que estamos abordando nesse artigo são aqueles que trazem prejuízos a sua vida, seja para sua saúde ou para o seu convivo em sociedade. Dessa forma, os comportamentos disfuncionais podem ser desde beber demasiadamente à tratar os outros de uma forma negativa, dificultando o convívio de vocês.
É muito fácil perceber os comportamentos disfuncionais nos outros, mas em nós mesmos pode ficar um pouco mais difícil. Por isso a reflexão sobre seus comportamentos é muito importante.
Perceba os seus comportamentos disfuncionais.
Agora que você já sabe o que são os comportamentos disfuncionais e já fez uma reflexão acerca dos seus próprios comportamentos, é hora de perceber quais são seus comportamentos disfuncionais. É interessante você tentar reparar de início quais desses comportamentos disfuncionais são mais comuns.
Tente perceber quais são seus comportamentos que mais te trazem consequências negativas, tanto para você quanto para os outros. Perceba como você se sente quando têm algum tipo de comportamento e como o outro pode se sentir. Assim você pode entender quais desses comportamentos são prejudiciais a sua convivência com o outro.
Elaborar maneiras de eliminar ou modificar esses comportamentos.
Somente você pode modificar os seus comportamentos disfuncionais. Você irá precisar descobrir maneiras de modificar ou eliminar esses comportamentos disfuncionais para que assim você possa trazer mais qualidade de vida e conseguir amenizar as consequências negativas de todos os seus comportamentos.
Somente ao perceber seus comportamentos disfuncionais que você pode fazer com que eles sejam eliminados, mas em alguns casos é preciso modificar esses comportamentos, e isso significa então tratar o outro de uma maneira diferente, aprender a impor limites para você mesmo e para as suas ações e até mesmo deixar de fazer algumas coisas que antes te traziam prazer.
Tenha em mente que todo comportamento que é exagerado pode trazer malefícios a você, por isso, fique atento a todos eles.
Manutenção dos comportamentos.
Mais difícil do que mudar os comportamentos, é continuar executando os novos comportamentos benéficos. Como estamos acostumados com os comportamentos disfuncionais, temos mais chance de repetí-los do que executar os novos. Então é preciso ficar sempre atento a esses comportamentos e fazer uma manutenção do novos comportamentos para que eles tornem-se padrões. Assim, com o tempo, os comportamentos disfuncionais irão deixando de existir.
Reconhecer os próprios comportamentos disfuncionais não é uma tarefa fácil, tampouco modificá-los. Isso é um grande processo que precisa ser pensado e repensando com uma certa frequência, para que assim seja possível alcançar seus objetivos. Fazer isso é alcançar mais uma vitória na luta do desenvolvimento pessoal, aprendendo a lidar com o outro e com você mesmo de uma maneira satisfatória e gratificante, trazendo grandes benefícios à sua vida.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários