Como investir na carreira
Sua carreira é seu maior patrimônio. E, como qualquer patrimônio, pode desmoronar a qualquer momento se não for bem cuidado. Investir na carreira poderá fazer toda a diferença no seu futuro.
A falsa segurança
O funcionário estava há vários anos numa mesma empresa, ocupando o mesmo cargo e achou que estava totalmente protegido, que nunca correria o risco de demissão. De repente ele foi desligado e agora está com dificuldades de conseguir um novo emprego.
Você, certamente, já viveu ou conhece alguém que passou por esse tipo de experiência. Mas, por que isso acontece? Será a crise? A crise também tem sua parcela de culpa. Mas o comodismo do funcionário, que não soube investir na sua carreira, pode ter sido o maior vilão.
A crise seleciona os melhores
Em momentos de crise, a primeira medida de qualquer empresa é a redução de custos. E isso, claro, inclui a folha de pagamento. Mas quais são os critérios para a empresa demitir um funcionário?
Bom, a empresa vai continuar funcionando. Se for reduzir o quadro, precisa escolher os profissionais que possam acumular funções. Ou seja, os que sabem fazer várias atividades.
Mesmo sem crise
Independente da crise, as empresas sempre buscam redução nos gastos. Os colaboradores que conseguem ajudar nisso sempre são mais valorizados. Além do mais, o profissional que soube investir na carreira está mais apto a adaptar-se às mudanças do mercado.
Estudar sempre
Muitas pessoas reclamam que não têm oportunidades, mas elas só serão concedidas aos mais preparados. As empresas procuram por colaboradores multitarefas, mas também que tenha visão global da empresa. Por isso, mesmo que esteja empregado, é fundamental investir na carreira.
Não importa qual a sua área de atuação, sempre é preciso aprimorar-se, seja com novas tecnologias ou mesmo buscando conhecimentos de outras áreas. Assim, você estará preparado para quando as oportunidades surgirem.
Invista em outro curso de graduação ou especialize-se em cursos de pós-graduação. Aliás, uma pós-graduação já é requisito básico na maioria das empresas. É importante procurar por instituições que tenham qualidade reconhecida no mercado. Afinal, você não quer jogar dinheiro fora e “sujar” seu currículo.
Aprender um novo idioma é uma forma de investir na carreira e também é muito solicitado pelas empresas. Você pode também optar por cursos específicos, de curta duração. Eles são baratos e agregam bastante valor ao seu currículo.
Nada cai do céu
Investir na carreira é urgente e não tem momento certo para começar. Não espere receber cursos gratuitos. Também não fique pensando que nunca irá acontecer com você e que não precisa se aprimorar.
Em outros tempos, as empresas investiam pesado no treinamento para seus funcionários. Hoje, a dinâmica do mercado é outra. São poucas as empresas que têm condições de investir na formação um colaborador. A maioria opta por profissionais que já venham preparados e que estejam em processo de constante evolução.
Processo que nunca termina
Continuar a investir na carreira sempre traz benefícios. Você amplia sua rede de contatos, o que pode ajudar em novas oportunidades. Mas, principalmente, você amplia a sua visão sobre o mercado, os negócios e também sobre sua vida.
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
1 Comentário
Botas de Homem
9 de agosto de 2022 at 08:17Excelente artigo, que aborda questões muito importantes na vida laboral e carreira de todos.
Cada vez é mais difícil ter um emprego para a vida, por isso o ideal é nunca deixar de aprender coisas novas, porque é uma mais valia que fica para a vida.