Como escolhemos um amigo?
Você já se perguntou como nós escolhemos um amigo? O que é necessário para que nós gostemos de alguém a ponto de querermos tê-lo como amigo? Por que nós gostamos imediatamente de algumas pessoas e de outras não?
Vou responder essas perguntas demonstrando alguns critérios que precisam ser preenchidos para que um conhecido se transforme em um amigo.
Opiniões semelhantes.
Quanto mais próximas forem as opiniões das pessoas, mais fácil será delas se gostarem. É claro que não precisamos concordar em tudo, mas quando conhecemos uma pessoa nova que pensa parecido conosco, nós passamos a gostar dela mais rapidamente.
Por outro lado, quando existem muitas opiniões divergentes, mais difícil se torna para ser amigo de alguém, pois quando discordamos muito da opinião do outro, passamos a vê-lo com uma conotação negativa.
Gostos em comum.
Assim como as opiniões, os gostos também precisam ser compatíveis para que classifiquemos o outro como um amigo. Quando alguém gosta de algo que é importante para você, automaticamente você também passa a gostar dessa pessoa.
A probabilidade de você se tornar amigo de uma pessoa que gosta da mesma banda que você, ou que frequenta os mesmos lugares que você gosta de frequentar, é muito maior do que se você conhecer uma pessoa que não tem nenhum gosto parecido com o seu.
Trazer Benefícios.
Os benefícios que uma pessoa pode dar para você também influenciam na decisão de se tornar ou não amigo dela. Esses benefícios variam de acordo com os gostos pessoais de cada um.
Por exemplo, se você gosta de frequentar um local e conhece alguém que também gosta de ir nesse lugar, o benefício seria que você pode ir com essa pessoa nesse lugar, facilitando assim a amizade de vocês.
Interesse mútuo.
O interesse que eu me refiro aqui seria o interesse um no outro de manter uma amizade. Interesse nos benefícios que a amizade possa trazer e assim por diante. Seria um interesse benéfico para a relação.
Quando ambos demonstram interesse em manter a relação de amizade, mais fácil será para ela continuar.
Um bom relacionamento.
Para que a amizade continue, é necessário que exista um bom relacionamento e um bom tratamento entre as pessoas, caso contrário, dificilmente ela irá perdurar. Portanto, além de demonstrar interesse pelo amigo, ter opiniões e gostos semelhantes, é preciso que um trate o outro de uma maneira positiva, fazendo com que se sintam bem ao estarem juntos.
Algumas amizades de longo prazo não têm essas características, mas elas ainda continuam porque nós buscamos nos conectar com pessoas que tenham uma história conosco, já as novas amizades, quanto mais compatíveis forem as pessoas, maiores chances existem dela existir.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários