Como diminuir a agressividade e agir de maneira assertiva
Agir com agressividade, na maioria dos casos, é agir por impulso. É responder à raiva e se comportar dessa maneira. Alguns homens acabam agindo dessa maneira, tendo muitos problemas de relacionamentos (nas diversas esferas da vida). Assim, passa a ser interessante diminuir a agressividade.
De certa forma, podemos dizer que existem três formas de se comportar. Duas dessas formas são extremas, e uma delas é um equilíbrio entre elas. Assim, pode-se dizer que existem pessoas que se comportam de forma:
Passiva – Assertiva – Agressiva
A forma passiva de se comportar, diz respeito a aceitar tudo do outro, não questionar e fazer apenas o que o outro pede. Assim, todos os desejos são reprimidos para fazer apenas o que o outro deseja. Esse é o primeiro extremo do comportamento.
O outro comportamento extremo, diz respeito à agressividade. Essa é o agir por impulso, pela raiva. Geralmente é um comportamento destrutivo que traz apenas dificuldades para a vida da pessoa.
Já o comportamento assertivo, seria um comportamento mais equilibrado. De maneira assertiva, você passa a se comportar, levando em consideração o outro e se impondo, de forma que consiga alcançar melhores resultados. Assim, agir de maneira assertiva sempre será a melhor opção.
Mas, o que fazer, se você for uma pessoa muito agressiva? Separamos algumas dicas do que você deve fazer para diminuir a agressividade e lidar melhor com as situações. Esse é o primeiro passo para um comportamento mais assertivo.
Conte até 10.
Essa dica já é um clichê, mas pode ser muito útil, principalmente para quem está começando a aprender a lidar com a agressividade. Por isso, no momento que você perceber uma situação que irá te deixar nervoso, passe a contar até 10 (mentalmente).
Esse contar até 10, na verdade, significa que você não irá agir por impulso. Que você irá dar um tempo, até agir. Então, o foco não é na contagem. Mas sim, no que você pensa durante esse tempo.
Para não ser agressivo, você não pode agir por impulso. Portanto, contanto até 10, você não irá atuar na impulsividade, pois irá dar um tempo antes de agir. Mas, além disso, é preciso seguir as próximas dicas.
Respire.
Para diminuir a agressividade é importante respirar fundo. No mesmo instante em que você começar a contar até 10, passe também a respirar fundo. Inspire bastante, enchendo os pulmões, depois segure o ar e então solte.
Faça isso enquanto conta até 10. A respiração profunda irá levar o oxigênio para o seu cérebro e te ajudará a pensar com muito mais clareza. Por isso, não se esqueça de respirar.
Antes de se comportar, pense.
Agora que você está contando e respirando, pare para pensar na situação. Esse é o momento ideal para isso. Portanto, antes de agir, pense no que está ocorrendo. Perceba o que aconteceu para que você tenha ficado com raiva.
Tenha em mente: A raiva é um sentimento completamente natural. Porém, agir com agressividade não é natural. É uma escolha. Por isso, passe a perceber outras formas que você pode se comportar.
No início, o mais comum é lidar com a situação em silêncio, refletindo. Muitas vezes, o silencio é melhor do que o comportamento agressivo. Mas, com o tempo, passa a ser possível encontrar comportamentos cada vez mais assertivos.
Isso será um treino. Um processo. Afinal, não é fácil diminuir a agressividade de uma hora para outra, levando em conta que você age com agressividade com muito mais frequência do que com assertividade.
Uma observação importante é que todos nós, em algum ponto, já agimos com assertividade. Assim como já agimos com agressividade e passividade. Mas, no geral, a assertividade é a melhor maneira.
Informe que você está com raiva.
Se a situação for com pessoas do seu convívio, como por exemplo, com uma parceira, para evitar brigas e discussões, você pode informar que está com raiva. Assim, será mais fácil lidar com a situação, no momento. Depois você poderá conversar melhor sobre o que aconteceu.
Portanto, se algo estiver ocorrendo e você perceber que está com raiva, no lugar de agir com agressividade, você pode, por exemplo, informar para a parceira que é melhor parar o que estão fazendo, pois isso está te deixando com raiva.
Em alguns momentos, esse pode ser classificado como um comportamento assertivo. Mas, o ideal, é conseguir lidar com situação no momento em que ocorre. Porém, se não for possível, esperar para um momento que seja mais propício.
Portanto, com essas dicas, será mais fácil diminuir a agressividade e lidar com situações de raiva e estresse. Mas, lembre-se quanto mais você treinar o seu comportamento assertivo, melhor será para você lidar com as situações de dificuldade.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários