Como agir quando alguém te contar algo constrangedor
Todos nós passamos por momentos constrangedores na vida e muitas vezes temos vergonha de contar para os outros. Mas existem alguns momentos que sentimos vontade de falar sobre essas coisas. Geralmente contamos para um amigo em especial.
Se algum amigo seu sentir a necessidade de falar sobre algum acontecimento constrangedor, que ele esteja com vergonha de contar, você deve tomar algumas precauções para realmente ouvir e acolher o que ele está te contando.
Separei algumas dicas do que você deve fazer nesse momento, para que seu amigo se sinta seguro em compartilhar os segredos com você.
Demonstre estar aberto para ouvi-lo.
Primeiramente você precisa demonstrar interesse em ouvir o que ele tem para dizer e principalmente ser solidário com o que ele está te dizendo. Se isso é algo que ele não tem coragem de falar para outras pessoas, significa que ele confia em você.
Por isso, demonstre respeito e solidariedade, demonstrando que você sabe lidar com a situação (e claro, se for segredo, garanta que irá ficar em sigilo).
Demonstre que isso é possível de ocorrer.
Depois que ele contar o acontecimento, diga que isso é algo que pode acontecer com qualquer pessoa, que é algo possível de acontecer até mesmo com você.
Ou seja, demonstre que isso é algo que acontece com as pessoas, que ele não precisa ter vergonha de ter passado por isso. Não deixe de afirmar que é natural ter vergonha, mas ele não precisa ter com você, afinal, vocês são amigos para isso.
Diga que já aconteceu com você (se for o caso).
Se você já passou por uma situação semelhante, afirme que isso já aconteceu com você também. Assim você demonstra que isso é realmente algo que pode acontecer com qualquer um.
Assim ele irá se sentir mais aliviado e irá ter menos vergonha, afinal, ele não é o único. Se não for o caso, você ainda deve tentar fazer com que ele sinta que você não irá julgá-lo pelo que ele te contou.
Tente descobrir, junto com ele, os motivos do acontecimento.
Se for possível, tente descobrir os motivos que levaram ao acontecimento. Faça perguntas, demonstre interesse e veja se ele entende porque as coisas aconteceram.
Se ele não compreender, tente, junto com ele, tentar preceder porque isso aconteceu e quais os motivos por ter acontecido. Dessa forma você ajuda ele a superar a vergonha e a evitar que algo semelhante ocorra novamente.
Tente perceber um lado positivo para o acontecimento.
Uma saída interessante para suavizar a situação (sem banalizá-la), é tentar encontrar um lado positivo para ela, nem que seja por ela ter servido de exemplo para ele nunca mais errar. Portanto, tente olhar as coisas sobre uma ótica mais positiva e veja se ele também consegue perceber esse lado positivo.
Ao seguir essas dicas, você acaba acolhendo o que seu amigo está te dizendo e demonstrando que você é alguém com quem ele realmente pode contar, fortificando a amizade de vocês e demonstrando que você sabe lidar com situações sérias.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários