Assistir seriados sem parar é sinônimo de depressão, segundo pesquisa
Segundo um estudo de três pesquisadores da Universidade do Texas, nos EUA, quem tem o costume de passar dias – ou noites – inteiras assistindo seriados sem parar, vendo um episódio atrás do outro, você pode estar depressivo.
O estudo analisou 316 jovens norte-americanos, de 18 a 29 anos e concluiu que esse comportamento é sinal de depressão e solidão. Os pesquisadores afirmam que quem fica o dia todo em frente à televisão é uma viciada – e não é um vício inofensivo -, pois passa para o próximo episódio, mesmo sabendo que tem outras coisas para fazer.
E com os serviços de videos on demand, como o Netflix, fica muito mais fácil assistir maratonas de séries, pois geralmente incluem temporadas inteiras, ao contrário dos canais de TV, que normalmente exibem um episódio por semana.
“Por mais que muitos considerem assistir séries sem parar como um vício inofensivo, nosso estudo indica que esse costume não deve ser mais encarado dessa forma”, disse o pesquisador Yoon Hi Sung.
A pesquisa ainda mostra que obesidade e outros problemas de saúde estão relacionados ao costume de assistir vários episódios seguidos de um único programa.
A pesquisa completa será apresentada em um fórum na 65ª Conferência Anual de Comunicação Internacional.
Vi no UOL
Alexandre Chollet111 Posts
Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.
0 Comentários