Aprenda a não exigir demasiadamente de si mesmo

Aprenda a não exigir demasiadamente de si mesmo

Algumas pessoas, principalmente os homens, têm certa tendência a exigir muito de si mesmo. Essa exigência é advinda tanto das demandas sociais, que afirmam que o homem precisa ser capaz para lidar com todas as circunstâncias e estar apto para tudo na vida, como também das próprias crenças pessoais. Como, por exemplo, aquele homem que acredita que precisa entender de tudo um pouco, pois somente assim ele será interessante ou será realmente um “homem”.

Refletindo sobre esse conceito, desenvolvi algumas dicas para que seja possível perceber que não temos a necessidade e nem a obrigação de sermos “perfeitos” ou estarmos sempre prontos para tudo, a imperfeição é por si só uma dádiva.

Saiba que você não precisa saber de tudo.

muitos-livrosAlguns homens buscam o conhecimento de diversas áreas para que assim possam se sentir aptos a lidar com qualquer situação. Isso não é algo ruim, na verdade o conhecimento é essencial e quanto mais buscarmos, melhores podemos nos tornar. Porém, o problema é quando há uma exigência muito grande em aprender tudo e saber sobre tudo.

O problema dessa exigência é a incapacidade de lidar com temas que ainda não sabemos. Essa exigência de saber de tudo pode trazer muito sofrimento, assim como a busca pelo conhecimento, por si só, pode também ser a fonte do sofrimento de muitos.

É preciso buscar sim o conhecimento, mas para uma satisfação pessoal e não para suprir alguma necessidade disfuncional que possamos ter. Refletir sobre isso é diminuir a probabilidade de sofrermos pela exigência demasiada.

Errar também é aprender.

Quem exige muito de si geralmente percebe o erro como algo inconcebível, pois se percebe como alguém que não erra, afinal, a sua exigência cobra isso. Essa cobrança incessante pode fazer com que a pessoa não consiga perceber o próprio erro, ou pior, pode fazer com que sinta a necessidade de punir-se quando perceber que errou.

Esse comportamento apenas faz com que deixemos de aprender com os nossos próprios erros, que também são fonte de aprendizado e desenvolvimento. Quem aprende com o erro tem mais benefícios do que quem busca a punição por ter errado.

Não temos habilidades em tudo.

A exigência demasiada sobre si mesmo requer que busquemos adquirir habilidades até mesmo para aspectos da vida que não temos nenhuma potencialidade e isso pode ser muito frustrante. Cada pessoa tem a sua potencialidade, ou seja, a capacidade de aprender com maior facilidade do que outras sobre determinado assunto. Dessa forma, a pessoa que exige muito de si, ao perceber a facilidade do outro em aprender sobre algo que ela não consegue aprender, ou até mesmo perceber que o outro tem facilidade em algo que ela não está tendo no momento, pode fazer com que ela exija ainda mais de si para conseguir realizar algo, trazendo cada vez mais sofrimentos para si.

Isso traz também um desgaste muito grande, tanto físico como psicológico. É interessante que busquemos aprender sobre o que temos habilidades e facilidades e quais são as nossas dificuldades, para que assim possamos aprimorá-las e desenvolve-las, sem nos cobrar tanto em relação à aqueles aspectos que temos maiores dificuldades, dessa forma, nós saberemos como lidar com nossas própria limitações.

canivete-suico

Você não precisa provar nada para ninguém.

Em alguns casos, essa cobrança exagerada é na verdade uma forma de mostrarmos para o outro que somos capazes. O “outro” pode ser nossos familiares, amigos ou qualquer pessoa que sentimos que temos a necessidade de provar que temos capacidade de realizar algo.

Entender quando você sente essa necessidade é também deixar de querer provar isso, afinal, você não tem a obrigação de provar nada para ninguém, assim como, não precisa que todos gostem de você.

É preciso entender o motivo dessa sua exigência exagerada.

A sua exigência geralmente têm um motivo, podendo ser um motivo aparente ou algo mais encoberto. Independente de como seja, você precisa descobrir o real motivo de sentir essa necessidade de perfeição, para que com o tempo você passe a deixar de cobrar muito de si mesmo. Essa cobrança pode atrapalhar o seu desenvolvimento pessoal, pois ao mesmo tempo que pode ajudar em alguns casos, ela pode também fazer com que você sinta-se estagnado.

É claro que em alguns casos, precisamos mesmo exigir um pouco mais de nós, para que seja possível realizar algumas tarefas e alcançar alguns objetivos. Mas quando essa exigência torna-se constante e frequente, talvez seja o momento de refletirmos sobre ela para evitarmos algumas consequências negativas no futuro.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register