Aprenda a lidar com a pressão do dia a dia

Pressão social

As nossas responsabilidades diárias e compromissos, com o tempo, podem começar a parecer demasiadamente pesadas, principalmente quando algumas dessas responsabilidades nos são adquiridas de forma não planejada. Esse acúmulo de responsabilidades e atividades pode, com o tempo, tornar-se uma pressão, ou um peso para você, fazendo com que você sinta-se desmotivado para realizá-las.

Para este artigo foram elaboradas algumas dicas do que fazer para amenizar e lidar melhor com essas pressões, tendo como objeto a mudança de comportamento, que seria a melhor maneira de lidar com elas, ou pelo menos, o alívio dessa pressão.

Tenha um tempo só para você.

Muitas de nossas responsabilidades e atividades diárias são voltadas diretamente para o outro, ou em busca de algo (com um objetivo), como trabalhar por exemplo, objetivando ter dinheiro para realizar outras atividades. É comum que acumulemos muito trabalho e essas outras atividades, que necessariamente seriam de lazer, acabam sendo deixadas de lado.

Em momentos onde a pressão está muito grande, é imprescindível tirar um tempo só para você, realizando atividades que te trarão de alguma forma, prazer e satisfação pessoal. O importante é que não seja uma atividade muito cansativa, ou que exija muito de você. E nada de ficar imaginando férias ou algo do tipo, é preciso que seja uma atividade de fácil realização, que possa ser repetida com certa frequência, e que traga grande prazer. (Atividades manuais, que exijam criatividade, tendo um “produto final” geralmente são bem vindas).

É interessante também tentar perder esta ideia de que somente uma grande viagem ou algo muito mirabolante servirá para te trazer o prazer necessário. Algumas atividades mais simples, voltadas para você mesmo, que te tragam paz e sossego, podem ser o suficiente para amenizar a pressão e até mesmo trazer o descanso necessário.

Quantas pessoas que conhecemos que não conseguem se divertir completamente nas férias ou em momentos de lazer, por estarem com o pensamento sempre lá no futuro?! (ou no passado). Tente, com esta atividade, acalmar-se para então repensar sobre as suas responsabilidades, principalmente as que trazem mais pressão.

Reflita sobre suas responsabilidades.

Algumas responsabilidades nossas são adquiridas mas não são necessariamente obrigatórias, nos trazendo apenas malefícios, no lugar de benefícios. É interessante pensar sobre as suas responsabilidades, sejam mensais ou semanais, para perceber quais podem ser substituídas por atividades que tragam mais prazer, pensando em até mesmo amenizar as atividades obrigatórias que não podem ser substituídas e precisam ser realizadas com frequência.

Por outro lado, algumas responsabilidades que adquirimos, podem também ser divididas com outras pessoas, seja com a parceira, um amigo ou até mesmo com um colega de trabalho. Algumas pessoas acreditam que devem fazer tudo por conta própria, se sobrecarregando, ou acreditam ainda que sozinhas produzem mais e melhor. Nem sempre isto é uma realidade. Diminuir o peso das responsabilidades é também amenizar a pressão.

Faça uma coisa de cada vez.

Quanto mais responsabilidades que não nos trazem prazer tivermos, menos motivados estaremos para realizá-las. Algumas pessoas, logo ao acordar ou antes de dormir, tem o costume de pensar sobre todas as atividades que deverão realizar ao longo do dia, desenvolvendo assim, uma grande ansiedade a respeito delas ou até mesmo pensando que ficarão cansadas ao término de cada uma delas. Somente este pensamento já é o suficiente para desmotivar e fazer com que percamos as vontade até mesmo de levantar da cama.

É importante concentrar-se em cada atividade que você precisa executar, deixando para se preocupar com o próximo apenas quando a primeira já estiver pronta. Caso contrário você pode acabar não realizando a primeira atividade de forma correta, por consequência da ansiedade ficando cada vez mais desmotivado.

Transforme os pensamentos disfuncionais.

Esse costume de pensar sobre as atividades a serem realizadas no dia a dia, pode fazer também com que você sinta que elas serão mais “pesadas” do que elas realmente são, imaginando que elas irão exigir muito de você, quando na verdade podem ser mais fáceis de serem realizadas do que você imaginou. Apenas o pensamento de ter muitas atividades (mesmo que sejam de fácil realização) já pode transformar-se em algo negativo, fazendo com que você sinta-se pressionado.

Este pensamento de que essas atividades (responsabilidades) serão demasiadamente pesadas para você são, na verdade, pensamentos disfuncionais que devem ser eliminados ou transformados em pensamentos mais funcionais, de que mesmo que sejam muitas atividades, você terá a capacidade de realizá-las.

As vezes é melhor deixar para depois.

Em alguns casos, principalmente quando a pressão de realizar algo fica muito grande, pode fazer com que você sinta-se incapaz de realizar a atividade em específico. Assim, pode ser que seja necessário realizá-la em um outro momento, quando você estiver mais calmo, não sentindo mais este “bloqueio”.

Esse é um bom momento também para realizar aquela atividade voltada só para você. Tirar o pensamento por um tempo da atividade em especifico, pode fazer com que você tenha novas ideias quando voltar a executá-las.

Leonardo546 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register