A história do Dia de Finados

No dia 2 de novembro, na maioria dos países do ocidente, é celebrado o “Dia de Finados”, “Dia dos Mortos” (México) ou “Dia dos Fiéis Defuntos”.
A tradição de se dedicar durante um dia para celebrar e rezar pelos mortos veio desde o século V, por uma proposta da igreja católica.
No dia 2 de novembro de 998, o abade Odilo, que representava uma abadia na Borgonha (França), instituiu aos membros e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. E com o passar do tempo essa celebração começou a se popularizar em todo o mundo cristão medieval como o “Dia de Finados”.
Mas esse dia foi oficializado apenas no século XI pela igreja católica, por meio dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX. Já a data de celebração, dia 2 de novembro, foi estabelecida somente no século XIII.

Guilherme1779 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários