A história da Pizza

A história da Pizza

A pizza ficou famosa pelos italianos, mas será que ela foi criada na Itália?

Pesquisas históricas mostram que os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5 mil anos. A massa, na época, era muito parecida com o “pão árabe” da atualidade. Os ingredientes que cobriam esse “pão” eram somente as ervas regionais e o azeite de oliva.

pizza-egipcios

Os fenícios e os turcos adotaram o costume de levar esses “pães” recheados, como lanches, durante as guerras da Idade Média e, através das cruzadas, essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles.

E foi na Itália que a pizza ganhou um novo olhar e recebeu um novo ingrediente, o tomate. No entanto ela ainda não tinha a sua forma característica, como conhecemos atualmente (redonda), mas sim dobrada ao meio, como um calzone.

História da Pizza

No início do primeiro milênio surgiu o termo “picea”, na cidade de Nápoles, considerada o berço da pizza. “Picea” indicava um disco de massa assada com ingredientes por cima. Servida com ingredientes baratos, por ambulantes, a receita tinha um único objetivo: “matar a fome”. Por isso era um alimento muito comum entre a população mais pobre do sul da Itália.

A fama dessa receita correu o mundo e fez surgir a primeira pizzaria de que se tem notícia, a Port’Alba. Esse “restaurante” virou ponto de encontro de artistas famosos da época tais como Alexandre Dumas, que, inclusive, citou variações de pizzas em suas obras.

pizzaiolo

A receita da pizza começou a se espalhar pelo mundo por intermédio dos imigrantes italianos. Por muito tempo, só se encontravam pizzarias nos redutos e colônias italianas. Hoje, essa receita já ganhou o paladar de todos e pode ser encontrada em vários restaurantes do mundo inteiro.

E se ficou a dúvida, a PIZZA foi inventada sim pelos italianos. Tanto o termo, que acabou virando o nome da receita, quanto a forma como a conhecemos hoje, foi oriundo da Itália.


Guilherme Cury1538 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register