A fixação masculina por sexo

homem-barbado-sexo

Você já parou para pensar por que nós homens temos essas fixação pelo ato sexual?

E por que essa fixação nos parece tão natural, como se fosse algo comum?

Trago algumas reflexões para percebermos porque agimos dessa forma e pensamos tanto “naquilo”.

É claro que não pretendo explicar tudo, tampouco pretendo dizer uma verdade incontestável. Apenas pretendo elaborar uma reflexão sobre o tema, trazendo um pouco mais de conhecimento sobre o mesmo. Portanto, vamos as explicações.

A conversa sobre o tema.

crianca-safadaPor mais que tanto os homens quanto as mulheres tenham liberdade de conversar sobre o sexo, acredito que o homem o faça mais do que a mulher. O homem desde cedo têm grande curiosidade sobre o corpo feminino e esse é um tópico muito comum nas conversas entre os amigos. O mesmo ocorre na iniciação sexual, onde os homens contam detalhes de seus experiências para outros homens, geralmente da mesma idade e que estão passando pelo mesmo período de iniciação sexual, criando fascínio pelo tema.

Essa troca de experiências faz com que o homem queira ter relações com mais frequência (além, claro, dos hormônios), para poder contar mais sobre os acontecimentos e para “experimentar” outras coisas no sexo. Esse fascínio criado em volta desse tema continua por muito tempo, enquanto o homem continua a explorá-lo, conversar sobre ele e praticando-o.

A forma como o homem irá lidar com isso no futuro e como ele irá buscá-lo nas mais diferente maneiras, irá depender da maturidade dele e da importância que ele dá para esse tema, fazendo parte de um processo de desenvolvimento.

A exploração do próprio corpo.

O homem comumente tem mais liberdade para explorar o próprio corpo, e isso leva à masturbação que irei refletir um pouco mais detalhadamente adiante. Quando o menino conversa sobre seu órgão genital e até mesmo o toca (por curiosidade, não para masturbar-se) na frente de adultos, ele não é tão reprovado quanto a menina o é ao fazer o mesmo. Por isso, o menino pode sentir mais liberdade em perguntar sobre isso e explorar seu próprio corpo, se conhecendo melhor e querendo também conhecer melhor o corpo feminino.

Essa busca pelo conhecimento do corpo feminino continua com o decorrer do tempo, fazendo com que alguns homens sintam grande fascínio pela figura feminina e pelo corpo das mulheres. Em alguns casos isso pode ser pejorativo e negativo, enquanto em outros pode ser benéfico e saudável para um relação.

A relação do homem com a masturbação.

A forma como o homem se relaciona com a masturbação difere muito com a forma com que as mulheres se relacionam com esse tema. Para algumas mulheres a masturbação ainda é um tabu, principalmente porque elas não são estimuladas a praticarem, tampouco a conhecerem o próprio corpo. Enquanto para o homem, é comum que ele tenha curiosidades sobre o corpo e queira desvendá-lo (a mulher também o tem, mas não pode fazer).

Dessa forma, o homem comumente tem maior intimidade consigo mesmo e costuma praticar mais o ato de masturbar-se. Esse ato está intimamente ligado ao desejo sexual e ao sexo, criando necessidade e vontade de praticá-lo, contribuindo para essa fixação masculina por sexo.

homem-sexo

A teoria do prazer.

O ser humano é movido por prazer. Nós aprendemos pelo prazer, nos condicionamos pelo prazer e buscamos o prazer a todo momento (o próprio ato de comer e ir ao banheiro traz muito prazer e satisfação). Tudo o que fazemos em nossa vida é para conseguirmos um pouco de prazer. Não é a toa que o vício está tão relacionado assim ao prazer. Para as pessoas comuns, o sexo é a maior fonte de prazer taradoque poderão encontrar em suas vidas, quimicamente falando.

Esse prazer no homem tem um significado ainda maior, pois a forma como ele o sente com o sexo é diferente da forma como a mulher sente. Para o homem é mais fácil e natural satisfazer-se, não precisando de tantos esforços assim. Por isso, acredito que para o homem, o sexo  está relacionado diretamente com o prazer e com a satisfação, criando uma fixação por esse tema. Fazendo ainda que sinta necessidade de conseguir mais e mais prazer, com diversas parceiras sexuais, para satisfazer seus impulsos.

Essa fixação masculina por sexo pode ser saudável e essencial para um bom relacionamento sexual, como pode também trazer grandes problemas e preocupações para muitos homens. É um tema complexo e precisa se tratado com a devida seriedade, principalmente levando em conta a grande quantidade de patologias existentes associadas ao sexo. Dessa forma, compreender nossas pulsões sexuais faz com que consigamos compreender nossos comportamentos e principalmente prever alguns desses comportamentos em determinadas situações, por isso o autoconhecimento é tão fascinante.


Leonardo Luchetta549 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register