A arte de se importar

casal-compras

As pessoas estão ficando cada vez mais apáticas com as situações, com os outros e com os acontecimentos.

Em muitos casos, nós mesmos deixamos de nos importar com coisas que são importantes para pessoas que temos alguma afeição ou com coisas que antigamente eram muito relevantes para nós.

Por isso, proponho uma reflexão acerca do que devemos fazer para saber se algo é importante ou não no nosso cotidiano, levando em consideração, principalmente, as pessoas que estão ao nosso redor.

Dessa forma, fica mais fácil perceber o que realmente é importante em nossas vidas.

Tente entender todo o contexto

A primeira coisa a se fazer é tentar entender o contexto da situação. As coisas importantes não ocorrem de uma hora para outra, elas têm uma história e um motivo para existirem.

Portanto, quanto mais você conhecer sobre algo, mais importante (ou não) ele será para você ou para os outros. Dessa forma, para compreender a relevância de algo, é preciso conhecê-lo a fundo.

Tenha em mente que pode ser importante para outra pessoa

Em alguns momentos nós não nos importamos com algo que às vezes pode ser relevante para os outros.

É preciso ter em mente que não é somente porque não achamos importante, que não devemos levar em consideração o outro. Por esse motivo é preciso ficar atento para perceber se algo é realmente importante para o outro ou não. Pois assim saberemos como devemos agir nas mais diversas situações.

Exemplo: Pode ser que você não se importe muito com as datas comemorativas, como, por exemplo, o Dia dos Namorados. Mas sua namorada pode achar isso importante! Sendo assim, é interessante saber agradá-la, mesmo que para você não seja tão relevante assim. Pode ser dando um presente que você sabe que ela está querendo, ou mesmo com uma surpresa.

Como escolher presentes para mulheres

Tente entender o motivo dos outros acharem importante

Além de perceber se algo é importante para o outro, é preciso tentar entender os motivos para isso.

Como foi dito, quanto mais conhecemos sobre algo, mais importante ele se torna para nós.

Em alguns casos, quando alguém que temos carinho se importa com algo e nos explica os motivos para isso, há uma grade chance de nós também começarmos a nos importar.

Nem sempre você precisa se importar, mas é preciso respeitar

Mesmo quando não vemos relevância em algumas coisas, nós precisamos, acima de tudo, respeitá-las.

Pois, mesmo quando não nos importamos, existem pessoas que se importam e que são afetadas pelos acontecimentos, isso faz com que o respeito seja a melhor atitude.

Ou seja, nem sempre é preciso se importar com algo, mas sempre é necessário respeitar, pois assim, respeitamos também outro.

amigos-conversando

Vale a pena refletir sobre a arte de se importar com as coisas.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register