Os tipos de motos
Existem vários estilos de moto. Você conhece todos?
Ciclomotores
Motos que possuem menos que 50cc e são capazes de chegar até 50Km/h. Não é preciso habilitação para pilotá-las, apenas uma ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) e ter mais de 18 anos.
Motociclos
Motos com cilindrada superior a 50cc e velocidade máxima superior a 50km/h
Scooter ou Vespa
São veículos de duas rodas, com motor, no qual o piloto apóia os pés na frente do tronco, diferente das motocicletas comuns, nas quais as pernas ficam ao lado.
Não é necessário utilizar os pés para trocar as marchas e geralmente possuem câmbio automático.
Motos esportivas
As minhas preferidas. Possuem carenagem, pneus largos, quadros feitos com materiais leves, design futurista e mecânica com desempenho excelente. Geralmente possuem motores com mais de 600 cilindradas (mas recentemente existem várias com 250 ou 300), o que ocasiona uma maior aceleração alta velocidade.
Motos Custom
São motos que priorizam o conforto ao invés da velocidade. Motos estradeiras com altura baixa do banco, pedaleiras avançadas e tanque grande e paralelo ao chão. Tudo isso proporciona uma posição confortável de pilotagem, já que o piloto fica com os pés para a frente, costas para trás e geralmente apoiadas em encostos.
A maioria das peças é no estilo das motos antigas, com peças cromadas, alforjes em couro e geralmente possuem um design parecido com as motos americanas dos anos 50 e 60.
Roadsters
São motos que possuem foco na aceleração e maneabilidade. Não possuem carenagem e são destinadas principalmente para as cidades. Claro que podem ser utilizadas em viagens, mas a ausência de carenagem faz que o condutor fique exposto à pressão do vento.
Atualmente estão ficando ainda mais esportivas, com motores e aceleração superiores.
Chopper
Garfos longos, muitas cores, cromadas e sem freio dianteiro. O tanque é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. A maioria não tem amortecedor traseiro e muitas possuem motores Harley Davidson de 1200cc.
A ideia é retirar tudo que não seja necessário em uma moto, por isso, a maior parte delas não possuem banco para o garupa, paralamas dianteiros nem alforges.
Naked
Como o próprio nome diz – naked significa “pelada” em inglês -, não possuem carenagem. Possuem bom desempenho, uma posição de pilotagem menos “deitada” e guidão mais alto que as esportivas, o que causa um maior conforto para a pilotagem nas cidades.
São ideais para as cidades e apresentam bons desempenhos nas estradas, tirando o fato de não possuírem proteção contra o vento.
Off-road
Possuem diversas variantes como motocross. supercross, cross-country, trail, enduro e raids. Possuem pneus específicos para terrenos de terra e as rodas são maiores, o que facilita passar por obstáculos. A suspensão são mais altas em relação ao solo para absorver impactos, não transmitindo para o piloto.
Têm um visual despojado sem acessórios que possam ser facilmente quebrados e rápidas acelerações .
Entre as variantes, estão as Big Trails, que podem ser utilizadas em viagens longas que possuem trechos off-road. Possuem tanque de combustível grandes e pensu de uso misto.
E não vamos esquecer da Motocross, claro. São aquelas vendidas sem lanternas, espelhos, piscas e outros acessórios obrigatórios para a pilotagem nas cidades.
Motard
“Motard” significa motocicleta em francês. Possuem estilo off-road, diversas cilindradas e motores, pneus e rodas de motos street.
Supermotard
São motos trail, com alta cilindrada, ciclística esportiva e rodas grandes com pneus esportivos.
Pocketbikes
São mini-motos com alta performance, voltadas para os adultos. Geralmente possuem 13 cavalos e aguentam peso de até 110Kg. Possuem tanque de combustível de 1 litro e podem até ser carregadas nas mãos.
Street
Motos feitas para a cidade. Oferecem conforto, mobilidade, desenho simples, banco para garupa e poucos acessórios. A posição de pilotagem é sentada e possuem geralmente 125cc, com velocidade máxima em torno de 110 Km/h. Mas existem variações com 150, 200, 250 ou até mais cilindradas.
Underbone
Menores que as street, possuem geralmente câmbio semi-automático, baixo desempenho, manutenção, consumo e cilindrada (abaixo de 125cc). Possuem velocidades máximas em torno de 100 Km/h e acelerações menores. O foco é economia e praticidade.
Baby
Não possuem amortecedor traseiro, têm centro de gravidade baixo, pinturas peculiares – já que eram utilizadas até 14 camadas de tinta, e possuem aparência rústica.
Alexandre Chollet111 Posts
Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.
9 Comentários
Vinicius
1 de julho de 2014 at 18:35As Nakeds são as melhores, lindas.
Lucas Nunes
2 de julho de 2014 at 14:31Depois das Roadsters haha. Mas tem razão, as Nakeds são lindas!
Lucas Nunes
2 de julho de 2014 at 12:59Ducati Diavel Dark *-*, Oh roadster dos sonhos!
Cuzão
14 de novembro de 2017 at 22:57Da ora essa motos
marcos
7 de março de 2018 at 18:03dizem que a vmax 1200 é custom mas a maioria diz que é roadstar …afinal qual é ?
Marcelo
25 de novembro de 2018 at 10:07é uma roadster mais custom, pra conquistar fãs de ambos estilos, como eu rsrsrs
Pacheco
10 de maio de 2018 at 10:07E as Big Trails?? faltaram né??
Emilio
4 de junho de 2018 at 13:18Na minha modesta opiniao, as VMax sao mais que Roadsters…. sao verdadeiras dragsters de serie…..
Dipirona CF
9 de setembro de 2018 at 20:51Faltaram as bobbers e as street fighters.