10 dicas para se dar bem no ENEM

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) será realizado, nos dias 4 e 11 de novembro, em todo Brasil. Neste ano, o ENEM conta com 5,5 milhões de inscritos que farão as provas em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Com apenas poucos dias, para o início das provas, os especialistas alertam que, além de estudar, é fundamental também dedicar um tempo para o relaxamento. “Um intervalo de 20 a 30 minutos no meio dos estudos, para o lanche e para o descanso, costuma ser proveitoso para proteger os jovens de uma eventual estafa”, aconselha a diretora educacional da Rede Marista de Solidariedade, Viviane Aparecida da Silva.

A pedagoga faz alguns alertas sobre os dias que antecedem o Exame. “A rotina de estudos deve priorizar a retomada dos conteúdos revisados em sala de aula, preferencialmente, na mesma sequência”, aconselha. Desta forma, conforme Viviane, o estudante não precisa gastar energia e tempo pensando, diariamente, por onde começar a estudar.

Confira dez dicas essenciais para os dez dias que antecedem as provas:

Organize os estudos

Na reta final, o foco são os conteúdos de maior abrangência, e os possíveis temas da Redação. Observe a matéria estudada, em sala de aula, retomando-a na mesma sequência das provas.

Priorize os conteúdos que mais lhe trazem dúvidas

O estudante deve focar nas áreas do conhecimento que considera mais difíceis, dedicando um tempo maior a elas. Para isso, uma sugestão é buscar uma quantidade maior de material de apoio e empenhar-se para assimilar esses.

Leitura é fundamental

Nos últimos dias, priorize a leitura de gêneros textuais diversos, tais como: crônicas, artigos de opinião, notícias de jornais, de revistas, online etc. Além de ficar bem informado sobre os possíveis temas para a Redação, você expande o seu vocabulário.

Atenção à Redação

A redação exige uma atenção especial. Nos últimos dias, escreva o máximo possível, revisando os elementos que compõem a estrutura dissertativa solicitada pelo ENEM.

Desacelerar é a palavra de ordem

Programe seu tempo de estudo e não ultrapasse o tempo estipulado. É importante manter os momentos com a família, com os amigos e, principalmente, os momentos para o descanso.”

Fique atento à saúde

Para melhorar a assimilação do conhecimento, é importante pensar no bem-estar, cuidando da alimentação, fazendo pausas para o descanso e praticando atividades físicas. Tente relaxar, principalmente, na véspera das provas.

Dormir bem é tão importante quanto estudar

A rotina do sono afeta todas as atividades. É fundamental manter a recomendação diária de 8 horas de sono, recuperando, assim, o descanso necessário para as provas.

Organize e separe os documentos antecipadamente

Para evitar imprevistos, nos últimos dias, confira todos os documentos obrigatórios. Para o ENEM 2018, é necessário documento de identidade original com foto, cartão de prova e caneta preta de material transparente. Atenção: é a única aceita.

Atenção ao horário

Os portões abrem às 12h e fecham às 13h (horário de Brasília). O ideal é ficar atento ao relógio e sair de casa com antecedência. “O trânsito, em algumas regiões de prova, costuma ficar bem intenso, o melhor é chegar antes para evitar qualquer imprevisto”, recomenda Viviane.

Confira os seus dados no dia da prova

Antes de começar a responder às questões do ENEM, confira os seus dados pessoais, se estão corretos no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de Redação e na lista de presença. Além disso, Viviane faz outro alerta. “Antes de iniciar a resolução da prova, é bom conferir se não estão faltando páginas em seu caderno de questões”. Caso isso aconteça, comunique, imediatamente, o fiscal de sala.

Tudo Para Homens848 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register