Entenda como funciona a classificação de estrelas dos hotéis
Você já se perguntou como funciona a classificação de estrelas dos hotéis?
Esse tipo de “ranking” é regulamentado – no Brasil – pelo Ministério do Turismo e tem como objetivo aumentar a competitividade entre os hotéis, fazendo com que os serviços sempre melhorem e que os turistas saibam qual será a qualidade do hotel em que ele vai se hospedar.
O ranking vai de UMA a CINCO estrelas e varia de acordo com a seguinte lista de requisitos:
UMA ESTRELA
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro, com 9 m² (em no mínimo65% das UH)
- Banheiros nas UH com 2 m² (em no mínimo 65% das UH)
- Troca de roupas de cama uma vez por semana
- Serviço de café da manhã
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
DUAS ESTRELAS
- Serviço de recepção aberto por 12 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço de guarda dos valores dos hóspedes
- Área útil da UH, exceto banheiro, com 11 m² (mínimo 70%)
- Banheiro nas UH com 2 m² (em no mínimo 70% das UH)
- Troca de roupas de cama duas vezes por semana
- Sala de estar com televisão
- Serviço de café da manhã
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagemMonitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
TRÊS ESTRELAS
- Serviço de recepção aberto por 18 horas e acessível por telefone durante 24 horas
- Serviço de mensageiro no período de 16 horas
- Área útil da UH, exceto banheiro, com 13 m² (mínimo 80%)
- Banheiro nas UH com 3 m² (mínimo 80% das UH)
- Troca de roupas de cama em dias alternados
- Troca de roupas de banho diariamente
- Serviço de lavanderia
- Sala de estar com televisão
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/ventilação forçada/calefação) adequada em 100% das UH
- Restaurante
- Serviço de café da manhã
- Área de estacionamento
- Programa de treinamento para empregados
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
QUATRO ESTRELAS
- Serviço de recepção aberto por 24 horas
- Serviços de mensageiro no período de 24 horas
- Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 15 m² (mínimo 90%)
- Banheiros nas UH com 3 m² (mínimo 90%)
- Berço para bebês, a pedido
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante,facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)
- Café da manhã na UH
- Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horas
- Troca de roupas de cama e banho diariamente
- Secador de cabelo à disposição sob pedido
- Serviço de lavanderia
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
- Mesa de trabalho, com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
- Restaurante
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
- Bar
- Área de estacionamento com serviço de manobrista
- Mínimo de três serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia, loja de conveniência,locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água
- Medidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-lasPrograma de treinamento para empregados
- Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais, socioculturais e econômicos) para promover a sustentabilidadeMedidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
CINCO ESTRELAS
- Serviço de recepção aberto por 24 horas
- Serviço de mensageiro no período de 24 horas
- Serviço de cofre em 100% das UH para guarda dos valores dos hóspedesÁrea útil da UH, exceto banheiro, com 17 m²
- Colchões das camas com dimensões superiores ao padrão nacional
- Banheiro nas UH com 4 m²
- Disponibilidade de UH com banheira
- Roupão e chinelo em 100% das UH
- Berço para bebês, a pedido
- Facilidades para bebês (cadeiras altas no restaurante, facilidades para aquecimento de mamadeiras e comidas, etc)Café da manhã nas UH
- Serviço de refeições leves e bebidas nas UH (room service) no período de 24 horasTroca de roupas de cama e banho diariamente
- Secador de cabelo a disposição sob pedido
- Serviço de lavanderia
- Televisão em 100% das UH
- Canais de TV por assinatura em 100% das UH
- Acesso à internet nas áreas sociais e nas UH
- Mesa de trabalho com cadeira, iluminação própria, e ponto de energia e telefone, nas UH, possibilitando o uso de aparelhos eletrônicos pessoaisSala de ginástica/musculação com equipamentos
- Serviço de facilidades de escritório virtual
- Salão de eventos
- Serviço de guest relation/concierge
- Minirrefrigerador em 100% das UH
- Climatização (refrigeração/calefação) adequada em 100% das UH
- Restaurante
- Serviço de alimentação disponível para café da manhã, almoço e jantarServiço à la carte no restaurante
- Preparação de dietas especiais (vegetariana, hipocalórica, etc)
- Bar
- Área de estacionamento com serviço de manobrista
- Mínimo de seis serviços acessórios oferecidos em instalações no próprio hotel (por exemplo: salão de beleza, baby-sitter, venda de jornais e revistas, farmácia,loja de conveniência, locação de automóveis, reserva em espetáculos, agência de turismo, transporte especial, etc)
- Medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de águaMedidas permanentes para o gerenciamento de resíduos sólidos, com foco na redução, reuso e reciclagem
- Monitoramento das expectativas e impressões do hóspede em relação aos serviços ofertados, incluindo meios para pesquisar opiniões, reclamações e solucioná-las
- Programa de treinamento para empregados
- Medidas permanentes de seleção de fornecedores (critérios ambientais)
- Medidas permanentes de sensibilização para os hóspedes em relação à sustentabilidade
- Pagamento com cartão de crédito ou de débito
Fonte: Ministério do Turismo.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
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