Será que é a hora para ter filhos?
Os filhos são uma grande responsabilidade para o casal. Muitas vezes, os casais se sentem obrigados a ter filhos por uma demanda social e por isso acabam não tendo certeza de qual é a hora certa para tê-los.
Por esse motivo vamos refletir um pouco sobre o momento certo na relação para planejar a vinda dos filhos. Veja algumas dicas que você precisa levar em consideração:
A relação precisa estar estruturada
A primeira coisa que precisa estar estruturada na sua vida para se ter um filho é o relacionamento.
O casal precisa ter certeza do futuro da relação (independente do status da relação, afinal, não é só porque estão casados que a relação tem futuro).
É preciso que o casal atinja uma boa qualidade na relação para que seja interessante ter um filho. Ou seja, primeiro é preciso investir na qualidade do relacionamento, para então, investir em filhos (nada de pensar que um filho pode salvar o relacionamento).
A parte financeira é importante
Outra coisa que é preciso ter em mente. Hoje em dia um filho é um investimento. Ou seja, para cuidar do filho precisamos ter recursos financeiros, afinal, queremos dar o mínimo de conforto para ele.
Por isso, a sua carreira e a da sua parceira precisam estar estruturadas, de forma que seja possível continuar com uma boa qualidade de vida, mesmo com o filho.
Veja bem, ter dinheiro não significa que o filho será mais feliz, ou que vocês serão pais melhores, mas há coisas que são obrigatórias para se ter quando temos um filho e é preciso de recursos para obtê-los.
Um filho exige muito tempo
Os filhos exigem muito tempo nosso, tanto do pai quanto da mãe. Isso significa abrir mão de muitos de nossos desejos para cuidar do filho.
O casal precisa estar disposto a isso. Ter um filho significa mudar radicalmente a sua vida.
É preciso conversar muito a respeito
Veja bem, antes de ter um filho, é interessante que o casal converse a respeito do tema. É preciso saber sobre as expectativas de cada um sobre os filhos e significa ter um filho.
É preciso alinhar as suas expectativas e desejos. Tente projetar os seus desejos para o futuro a respeito de educação, forma de lidar com a criança, formas de punição e etc. É preciso até mesmo pensar sobre o papel de cada um na vida do filho.
Quando os pais não estão de acordo a respeito da criação dos filhos, isso pode gerar conflitos na relação.
Vocês precisam realmente querer ter filhos
A vontade de ter um filho tem que ser verdadeira. Não é só porque você está casado que você precisa ter filhos, tampouco, o filho não irá satisfazer os seus desejos e nem trazer um sentimento de completude.
Portanto, o casal precisa ter a vontade de querer ser pai e mãe. Não adianta ter um filho, para cuidar, criar e educar e não ter tido inicialmente a vontade de ser pai e mãe.
Ou seja, para que haja o desejo verdadeiro de ter um filho, é preciso conversar sobre o tema e estruturar a vinda da criança, antes mesmo dela existir. Aos poucos, o desejo aparece a as coisas vão acontecendo. Quanto mais planejados estiverem, melhor será a experiência.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários