Os principais motivos para o surgimento da insônia
Muitas pessoas sofrem com a dificuldade de dormir ou pelo menos de pegar no sono, principalmente com o atual estilo de vida. A insônia tem se tornado algo cada vez mais comum entre as pessoas, podendo trazer um numero significativo de problemas para a vida delas.
Por essa razão irei comentar sobre os principais motivos para o surgimento das dificuldades de dormir ou de manter um sono saudável. Portanto, vamos aos motivos.
Estresse.
O estresse do dia a dia, seja no ambiente de trabalho ou na vida profissional faz com que muitas pessoas percam noites de sono e principalmente transformam o sono em algo ruim, fazendo com que a pessoa acorde ainda mais cansada do que já estava antes. Por essa maneira o estresse é um dos principais vilões contra a qualidade de sono.
Quanto mais estressado você estiver, mais prejudicial será a qualidade do seu sono e mais problemas você terá em decorrência disso, por isso é preciso aprender a lidar com as situações adversas.
Caso você sinta necessidade, você encontra aqui 5 dicas para se livrar do estresse.
Sedentarismo.
O sedentarismo é a falta de atividades físicas praticadas durante o dia, que resulta em diversos outros problemas de saúde e, consequentemente, na qualidade do seu sono. Quanto menos exercício você for capaz de realizar, mais problemas você terá com o seu sono, principalmente se você trabalhar por muito tempo sentado, sem movimentar-se de forma adequada.
O exercício físico serve tanto para melhorar a saúde como também para gastar as energias acumuladas, tendo em vista que quem tem insônia as vezes sente-se cansado mentalmente, mas não fisicamente, acarretando assim em uma dificuldade em dormir.
Muitos estímulos visuais ou sonoros.
Os aspectos que podem atrapalhar o seu sono são diversos e, dentre eles, os estímulos visuais ou sonoros são os mais comuns. Dentre os estímulos visuais estão a luz (seja solar ou elétrica), e até mesmo algumas luzes emitidas por aparelhos eletrônicos (como a luz da tv, ou do celular) que tiram o sono e dificultam o inicio do sono. O mesmo ocorre com os barulhos ou ruídos.
Ter um ambiente confortável, sem iluminação e silencioso é fundamental para uma boa noite de sono, fazendo com que você consiga dormir e descansar verdadeiramente.
Incapacidade para “desligar-se” das coisas.
Esse é um problema relativamente comum e novo. Essa incapacidade de desligar-se das coisas está geralmente associada a algum tipo de ansiedade, sendo consequência principalmente de comportamentos negativos. Por exemplo, o costume de deitar para dormir assistindo televisão ou mexendo no celular (nas redes sociais) pode ser muito prejudicial para o seu sono. Afinal, a cama passa a ser um local de “diversão” não servindo mais para dormir e descansar. Fazendo com que seja mais difícil pegar no sono.
Por isso é interessante tentar eliminar os aparelhos eletrônicos do quarto e reservar a cama apenas para dormir, pois assim você condiciona a sua mente e o seu corpo a deitar e realmente dormir, sem ter que mexer em outros aparelhos eletrônicos. Com o tempo o dormir torna-se algo muito mais simples.
Preocupações.
As preocupações estão ligadas diretamente ao estresse (podendo desencadeá-lo) e estão ligadas também com essa incapacidade de “desligar-se” das coisas. Afinal, geralmente quando estamos demasiadamente preocupados com algo, é comum que passemos a pensar sobre isso e até mesmo buscar soluções para nossas preocupações. E, geralmente, é na cama que fazemos isso.
Ou seja, no lugar de deitar para dormir, nos deitamos e ficamos refletindo sobre coisas e assuntos que não deveríamos refletir (pelo menos não nesse momento). Com o tempo isso torna-se um hábito, e acabamos na cama mais pensando do que dormindo.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
1 Comentário
+18 - Os principais motivos para o surgimento da insônia - Vai o que Rola
7 de abril de 2016 at 17:06[…] Source link […]