Música triste deixa você feliz, segundo pesquisa.
Sabia que músicas tristes deixam você mais feliz do que as mais animadas?
Isso é o que diz as pesquisadoras Liila Taruffi e Stefan Koelsch depois de um grande estudo com mais de 772 pessoas do mundo inteiro. Elas entrevistaram os participantes para saber com que frequência e em quais situações costumam ouvir músicas tristes e como se sentiam. Eles relataram sentir uma série de emoções complexas e positivas: paz de espírito, ternura, docilidade, nostalgia, transcendência e encantamento. E quase sempre recorrem a elas quando se sentem solitários ou com algum problema emocional.
“Os ouvintes frequentemente escutam essas músicas quando experimentam estresse emocional para facilitar e espantar as emoções negativas”, diz a pesquisa. É que a ideia de ver a infelicidade expressada (e até transcendida) em músicas parece aliviar a dor deles. Como se, enfim, alguém pudesse entender e compactuar com a tristeza deles.
No fim as pessoas ficavam mais felizes ouvindo músicas tristes. Faz sentido, não faz?
Agora não se esqueça: quando bater aquela tristeza, vá ouvir Coldplay, Radiohead ou Adele.
Fonte: Superinteressante.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários