73% dos acidentes com motos são causados pelo próprio motociclista
Segundo pesquisa realizada pelo Grupo Segurador BB e MAPFRE. em parceria com o CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), 73% dos acidentes com morte envolvendo motocicletas, são provocados pelo próprio motociclista.
A lista de causas continua com colisões de motos com automóveis (12%), com caminhões (7%), batidas com animais na via (6%) e problemas na via como buracos e falta de sinalização (2%).
Segundo Jabis Alexandre, diretor geral de Automóvel do Grupo BB e MAPFRE, o objetivo do estudo foi apontar as principais causas dos acidentes, “informação essencial para a tomada de medidas preventivas e de segurança por parte dos condutores e autoridades”.
Para o estudo foram analisados 360 acidentes com vítimas fatais envolvendo motocicletas entre gosto de 2012 e julho de 2013 e revela também que desse total, 26% dos acidentes foram causados por perda do controle na direção, 16,5% por direção na contramão e 4% por condutores embriagados.
“Perda de direção e tráfego na contramão são causas que, aparentemente, revelam despreparo do condutor e desconhecimento de riscos claros”, conclui Alexandre.
Como eu sempre digo quando alguém me fala que pilotar moto é muito perigoso: “pode até ser mais perigoso que carro, mas se você pilotar com responsabilidade e atenção, as chances caem muito”. Tanto que piloto há anos e nunca sofri nenhum acidente.
Alexandre Chollet111 Posts
Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.
0 Comentários