6 dicas para você reconhecer o estresse

stress

O estresse pode ser visto como um conjunto de reações físicas, químicas e mentais, sendo a soma de perturbações orgânicas e psíquicas provocadas pelo ambiente. Ele está muito presente na contemporaneidade, principalmente levando em conta o estilo de vida adotado pela pessoa, o peso de suas responsabilidades e até mesmo a sua capacidade para suportá-los. Resumidamente, o estresse pode ser visto como o resultado da interação da pessoa (organismo) com o seu ambiente, assim como suas perturbações, medos, anseios, desejos e capacidades.

Elaboramos algumas dicas para você descobrir se o estresse está fazendo parte de sua vida, confira:

1) Irritação.

homem-irritado

Está é a maneira mais comum pelo qual podemos observar o estresse. Quando a pessoa fica demasiadamente irritadiça, ou seja, irrita-se facilmente, até mesmo com situações pelas quais jamais se irritou ou até mesmo situações que não são passiveis de irritar alguém. Isso pode ser um grande alerta para a instalação do estresse. Esta irritação pode acontecer no trabalho, em casa e até nos momentos de lazer. Geralmente está vinculada à situações não resolvidas ou problemas que precisam ser resolvidos, que ainda estão em aberto, extrapolando-se portanto para todos os aspectos da vida.

Esta irritação está também associada à ansiedade, desenvolvida principalmente no ambiente de trabalho.

2) Cansaço Constante.

cansado

O sentimento de estar o tempo todo com sono, como se carregasse um peso junto a si pode ser também um sinal de alerta. O estresse geralmente traz consigo uma alteração do sono, fazendo com que o mesmo não seja satisfatório e tampouco sirva como o descanso necessário, potencializando este sentimento de cansaço constante.

Este cansaço pode ser percebido até mesmo em situações que anteriormente traziam prazer, podendo até deixar de trazer este prazer. Se as suas atividades de lazer estão te fazendo sentir cada vez mais cansado e não estão trazendo a satisfação que já trouxeram, talvez seja melhor ficar em alerta.

3) Dores no corpo.

Dor-no-corpo

Além do cansaço, é comum também que a pessoa estressadas sinta muitas dores no corpo, como se tivesse realizado uma atividade intensa, como academia por exemplo, sem que o tenha feito. Isto ocorre devido a tensão muscular consequente do estresse e da irritação, agravada pela alteração do sono.

4) Mudança repentina no apetite.

Hungry Man

O estresse pode levar também ao aumento de peso e até a hipertensão. Estes problemas podem estar vinculados à mudança repentina no apetite, seja a perda do mesmo, levando em consideração que a pessoa estressada dificilmente sente vontade de comer ou come de forma irregular, como também pode fazer com que a pessoa sinta muita fome, devido a ansiedade, comendo demasiadamente para “amenizar” o sintomas, adquirindo apenas mais problemas de saúde.

5) Alteração no humor.

irritado-com-o-pc

A alteração no humor é muito frequente em pessoas estressadas, principalmente devido a irritação. É comum que o estresse leve a pessoa a passar o dia com muito mal humor, dificultando assim o convívio social da mesma, tanto nas relações de trabalho quando nas pessoais. É possível também que aconteçam muitas mudanças de humor no decorrer do dia, afinal a pessoa se irritará com muita facilidade, tendo como consequência essa variação no humor, podendo também ficar demasiadamente agressiva.

6) A depressão.

depressao

A depressão por si só é um transtorno relacionado às alterações de humor. Uma das causas da depressão é o estresse, que quando ocorre com muita frequência, por um longo período de tempo, pode fazer com que a pessoa perca o interesse por tudo, levando assim aos vários níveis de depressão.

Existes várias outra formas de perceber o estresse. É importante também ficar atento aos acontecimentos de sua vida, que podem ser as causas principais do estresse, como por exemplo o excesso de trabalho, problemas conjugais e familiares, lutos, aposentadoria entre outros. Ficar atento a esses fatores é perceber o stresse, e previamente o surgimento do estresse é a melhor maneira para trata-lo. Pode fazer-se necessário procurar ajuda de um profissional especializado.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

2 Comentários

  • Juan Reply

    12 de dezembro de 2017 at 10:06

    “Pode fazer-se necessário procurar ajuda de um profissional especializado.” Ok. Qual profissional?

    • Leonardo Luchetta Reply

      12 de dezembro de 2017 at 13:16

      Boa Tarde, Juan.
      Quando pensamos em tratamento para estresse, os profissionais indicados são psicólogos e psiquiatras. Isso irá depender de como o estresse está influenciando a vida da pessoa. Sendo que o psicólogo irá ensinar como lidar com a situação, com estratégias para identificação e diminuição e o psiquiatra irá prescrever medicamentos, caso seja necessário.

      Grande abraço.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register