5 formas de encerrar uma conversa

homem-conversando-bar

Sabe quando você está com pressa mas uma conversa não acaba nunca e você não sabe o que fazer? Ou quando a conversa está chata e você não quer que ela continue?

Nesses momentos nós podemos ficar sem ação, ou ficamos com receio de ofender o outro.

Pensando nisso, separamos algumas formas de encerrar uma conversa de forma educada, sem ofender o outro. Seja porque você está atrasado ou simplesmente não quer mais conversar com aquela pessoa.

1) Está tudo bem em interromper o outro

Algumas vezes podemos ter receio de interromper a fala do outro, principalmente se estiver empolgado sobre o assunto, falando sem parar.

Mas na verdade, não há problemas em interromper o que ele estiver falando. O importante é saber como interrompê-lo de uma forma educada para que ele não sinta que você não está interessado.

Por isso é interessante pedir desculpas antes de iniciar a frase ou avisar que você terá que interromper a fala dele, para então informar o que você precisa dizer.

2) Informe com antecedência que você tem um compromisso

Se você perceber que a conversa não será agradável ou se você realmente estiver ocupado, uma boa maneira de demonstrar que a conversa precisa ser curta (até para o outro perceber que você não poderá atende-lo por muito tempo), é dizer, com antecedência, que você terá um compromisso em breve.

Isso faz com que a pessoa saiba que não poderá demorar muito, sendo mais objetiva e falando somente o necessário. E você poderá encerrar a conversa quando quiser.

3) Informe que você está atrasado

Essa serve para acabar com a conversa ou para evitar que ela se inicie. Quando a conversa já está ocorrendo, você pode encerrá-la informando que já está atrasado (sem precisar explicar o motivo).

Por outro lado, se alguém te parar e iniciar a conversa (ou pedir para iniciar a conversa), avisar que você já está atrasado irá impedir que ele continue falando (diferentemente da dica anterior).

amigos-conversando

4) Avise que a conversa pode continuar em outro momento

Se a outra pessoa está falando constantemente e você está ficando incomodado, você pode avisar que a conversa pode continuar em outro momento, mas por hora, você precisa ir.

Isso deixa uma abertura para que você continue conversando em outro momento ao mesmo tempo em que encerra a conversa. Mas somente se você realmente quiser conversar com o outro no futuro. Caso contrário, utilize outra estratégia.

5) Informe a necessidade de se retirar para fazer outra coisa.

Se você não quer dar explicações ou desculpas, você pode simplesmente avisar que precisa se retirar.

Isso demonstra que você não está querendo conversar e que a conversa precisa chegar ao fim.

Por outro lado, há a possibilidade da pessoa não voltar a conversar com você (pelo menos não em momentos parecidos com esses).

Se você não puder se retirar. Você pode avisar que precisa fazer algo. Como por exemplo, avisar que você precisa prestar atenção na fala do outro, ou que precisa terminar de ler algo, ou ainda, que precisa continuar fazendo o que você estava fazendo antes.

Ao mesmo tempo que demonstra seu desinteresse, demonstra também que você está ocupado.

Isso pode ser feito com pessoas que você não tem muita afinidade e com as quais você não pretende ter. Pois esse comportamento pode afastar o outro.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register