5 dicas para superar seus próprios medos

Superando o medo

Os medos nos impedem de realizarmos muitas coisas, principalmente o medo de tentar, pois a consequência negativa já é levantada antes mesmo de iniciarmos algo. Existem algumas dicas, que irei comentar aqui, para que seja possível perder alguns medos ou pelo menos conseguir a motivação necessária para iniciar algo visando superar esse medo.

Portanto, se você sente muito medo de algo e busca motivos para amenizo-lo, este artigo é para você. Lembrando que em alguns casos o medo pode estar interferindo demasiadamente em sua vida e seja melhor procurar uma ajuda com os profissionais da área. Vamos às dicas:

1) Entenda as razões de seus medos

Para começar a enfrentar seus medos, o indicado é primeiramente entendê-los. Resumidamente o medo é benéfico e serve para nos impedir de executarmos comportamentos que possam colocar em risco a nossa própria vida. Em alguns casos, o medo perde essa característica e serve apenas para nos impedir de realizar algo que realmente desejamos, independente do que seja.

Para perceber então as verdadeiras razões de você sentir medo, é preciso que você reflita sobre ele e, principalmente, sobre o porquê dele existir. É muito provável que você encontre esse motivo somente através da reflexão. O mais importante é que você não utilize desse motivo para continuar sentindo medo. Agora que você percebeu os motivos desse medo está na hora de trabalhar para amenizá-lo e quem sabe até mesmo superá-lo.

2) Perceba a racionalidade do medo (ou não)

Já que você fez uma reflexão sobre o medo e as suas razões, é interessante também tentar entender quão real essas razões são ou se elas estão simplesmente na sua fantasia, ou seja, no campo meramente imaginativo. Nós temos a capacidade de imaginar as possíveis consequências de nossos atos e o mesmo acontece quando sentimentos medo. Às vezes a razão para o seu medo existir é plausível, porém as probabilidades de acontecerem são muito baixas.

Você pode estar pensando apenas nas consequências negativas, nas falhas, deixando de lado as consequências positivas (isso é muito comum). Saiba que ambas podem ocorrer, mas não há como ter certeza de qual delas será. Tente encontrar a racionalidade dentro do medo (que pode ser completamente irracional). Quanto mais irracional for seu medo, mais fácil de superá-lo será.

3) Perceba os sintomas físicos do medo

Existem alguns sintomas físicos do medo que devem ser levados em consideração. Caso esse seu medo seja tão grande que você sente no corpo, é interessante percebe-las e lista-las, pois elas podem atrapalhar no momento da execução. Por exemplo, se você tem medo de altura e decide pular de paraquedas, se você não encontrar uma maneira de amenizar os sintomas físicos, é provável que algo dê muito errado. Por isso é importante entender os sintomas físicos procurando meios para ameniza-los.

O nervosismo por exemplo, pode ser amenizado com um simples exercício de respiração e concentração. Você pode encontrar suas próprias maneiras de amenizar os sintomas, mas para isso é preciso enfrentá-los.

4) Reflita sobre as consequências do medo

Em muitos casos não é o comportamento em si que te traz o medo, mas as consequências desses comportamentos. Muitas pessoas deixam de tentar realizar algo porque acreditam somente nas consequências negativas ou levam em conta apenas as opiniões dos outros, evitando realizar algo. Por exemplo, o medo de abrir o próprio negócio. É algo arriscado e que realmente traz algum medo, porém acreditar que não irá dar certo, imaginando o que os outros irão pensar se você falhar e assim por diante servirá apenas para alimentar esse medo.

Assim como a busca da racionalidade no medo é preciso buscar as consequência e, principalmente, preparar-se para ela. É preciso estar aberto para qualquer consequência de seus comportamentos, sejam elas positivas ou negativas.

5) Enfrente seu medo

Para amenizar o medo não adianta somente refletir sobre ele. É preciso que você se comporte para que ele desapareça. As reflexões irão servir como um suporte psicológico no momento de ação, mas o comportamento em si é que irá encarregar-se de desmistificar seu medo e amenizá-lo. Portanto, para realmente livrar-se do medo é preciso entendendo e enfrenta-lo.

Esse enfrentamento pode ser feito de uma maneira gradual, na qual você lentamente busca forma de enfrentar seu medo, ou feito de uma forma mais objetiva, que você enfrente seu medo logo na primeira oportunidade. Ambas são satisfatórias e trazem bons resultados. A forma de escolher como agir depende puramente de como você deseja lidar com o medo.

Tenha em mende que amenizar os próprios medos depende apenas de você. Ninguém tem a capacidade de fazer isso por você. Para realmente perder o medo, depois de enfrenta-lo é preciso continuar superando e enfrentando a cada oportunidade. Dessa forma, o que um dia te deu medo pode tornar-se algo completamente comum para você com o tempo.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register