5 dicas de ‘etiqueta’ para a internet
Assim como na vida, também existe um manual de “etiqueta” para a internet.
O site BBC publicou recentemente os dez mandamentos de etiqueta para utilizar a internet de uma mentira mais consciente, adequada, sem ser aquele “chato online”. O material é tão interessante que resolvi fazer um resumo para você dos principais tópicos. Se quiser ver a matéria completa é só clicar aqui.
Esse “manual” trata-se de uma lista com 10 dicas de como se comportar na internet de uma maneira adequada, como se fossem os 10 mandamentos da bíblia. A maioria já é bem conhecida mas, para quem ainda não tem certeza, vamos às dicas.
Regras do WhatsApp.
Segundo o “manual”, é preciso ter consciência no momento de utilizar o aplicativo. Para não ser inconveniente, é interessante que você mande mensagens curtas e rápidas sem o famoso “textão”. Para evitar áudio também existem regras. Evite enviar mensagens de áudio quando estiver andando na rua ou se exercitando para não falar com a respiração ofegante ou respirar demasiadamente no telefone. Caso não queira digitar, ligue.
Evite brigas.
Na internet tudo é motivo de briga, principalmente quando existe divergência de opinião. Portanto, segundo o manual, você não deve lutar em todas as guerras. Caso você se depare com alguma opinião contrária a sua ou até mesmo incerta, você não tem a obrigação de corrigir a pessoa ou discutir com ela sobre o que você leu. Se alguém falar alguma bobagem, até mesmo para você, evite brigas. Se for direcionada para você, talvez seja interessante apenas curtir para demonstrar que leu o que foi escrito, mas não diga nada para evitar problemas.
Em relação a nude.
Em relação ao nude o manual da internet afirma que você pode mandar, mas é preciso estar ciente de que a partir do momento que você apertou o “enviar”, ninguém mais se responsabiliza pelo nude enviado. Existem diversas maneiras de sua foto vazar na internet, seja por culpa de quem recebeu ou não. Portanto, ao enviar nude, esteja ciente dos riscos.
Para adicionar alguém em algum grupo.
Em relação aos grupos (independente da rede social) o manual afirma que você só deve adicionar uma pessoa à algum grupo a partir do momento que você já conversou com ela e ela aceitou a participação no mesmo. Ou seja, não inclua uma pessoa em um grupo sem tê-la consultado antes. Assim você evita brigas e evita também estragar a relação de vocês. Mesmo que seja um grupo de interesse da pessoa, ela precisa ser notificada antes de ser incluída no mesmo.
Saiba como fazer uma referência verdadeira.
Algo muito comum na internet é postar uma frase/citação e atribuir a mesma aos outros sem saber o verdadeiro autor. Já vimos várias mensagens iguais com autores diferentes. Portanto a dica do Manual é sempre desconfiar da fonte da frase e/ou pensamento e jamais propaga-las, afinal, você não sabe de quem ela realmente é. Se você quiser compartilhar a frase, talvez seja interessante pesquisar um pouco melhor sobre ela.
Essas dicas servem para não fazer feio a partir de agora na internet. Não esqueça de seguir a risca cada uma delas e utilizar da internet de uma maneira mais consciente.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários