13 Atitudes que Pessoas Fortes Mentalmente Evitam

mentalmenteforte

O artigo de hoje foi escrito por Amy Morin, famosa psicoterapeuta norte-americana e foi originalmente publicado no site da Forbes. Traduzi e adaptei o texto.

Também podemos definir a força mental ao identificar as coisas que as pessoas mentalmente fortes não fazem.

Uma pessoa mentalmente forte não…

1- Desperdiça tempo sentindo pena de si mesma

Não vemos uma pessoa mentalmente forte sentindo pena das suas circunstâncias ou de como é tratada pelos outros. Ela sabe assumir a responsabilidade pelas suas ações e consequências e entende que, muitas vezes, a vida não é justa. É capaz de encarar situações ruins com gratidão pelas lições aprendidas, não se importando com os problemas ocorridos.

2- Deixa o seu poder de lado

Não permite que outras pessoas a faça se sentir mal ou inferior. Não dá a eles este poder.  Entende que está no controle das suas ações e emoções e pode escolher como reagir. Então nada de “meus amigos me botam para baixo”.

3 – Foge de mudanças

Uma pessoa mentalmente forte não evita a mudança e nem foge de desafios. Ao contrário, dá as boas vindas a ele. Seu maior medo, se é que possui algum, não é mudar, mas ficar estagnado e complacente. Um ambiente de mudanças pode dar mais energia a esse tipo de pessoa e trazer o seu melhor.

4- Gasta energia com coisas que não pode controlar

Não reclama (muito) sobre o trânsito, bagagem perdida em uma viagem ou, especialmente, sobre outras pessoas, já que reconhece que esses fatores estão geralmente fora do seu controle. Em situações ruins, reconhece que as únicas coisas que pode controlar são suas atitudes ou respostas.

5- Preocupa-se em agradar a todos

Conhece algum puxa-saco? Ou aqueles que maltratam os outros para demonstrar poder? Nenhuma das duas atitudes é a ideal e uma pessoa mentalmente forte tenta ser gentil com todos, mas não tem medo de dizer “não” ou falar algo quando necessário. Ela está ciente da possibilidade de que alguém poderá se chatear, e pode lidar com isso.

6- Teme tomar riscos calculados

Uma pessoa forte mentalmente não assume riscos bobos, mas não se importa se precisar assumir riscos calculados. Calcula os riscos e benefícios e está ciente do que pode acontecer em cada grande decisão tomada.

7- Vive no passado

Existe força no ato de conhecer o passado e as coisas que aprendeu de experiências passadas. No entanto, quem é forte mentalmente tem a capacidade de evitar gastar energia em decepções ou nos ” dias de glória” que já passaram. Passa a maior parte do tempo criando um ótimo presente e futuro. Então, nada de choramingar porque você foi um cara fraco e sua ex te traiu ou de dizer que nunca mais namora porque sofreu muito no passado.

8- Comete os mesmos erros repetidamente

Todos conhecemos a definição de insanidade, correto? É quando temos as mesmas atitudes esperando um resultado diferente. Uma pessoa mentalmente forte aceita a responsabilidade total dos comportamentos passados e deseja aprender a partir dos erros. Pesquisas mostram que a habilidade de refletir sobre si mesmo de um modo correto e produtivo é uma das maiores forças que executivos ou empreendedores de sucesso possuem.

9- Ressente o sucesso alheio

É preciso caráter para sentir felicidade genuína pelo sucesso de outros. Uma pessoa mentalmente forte possui essa habilidade. Não fica com ciúmes ou ressentido quando outros são bem sucedidos (mas pode fazer anotações sobre o que eles fizeram bem). Deseja trabalhar pesado em suas própria chances de sucesso, sem confiar em atalhos.

10- Desiste quando falham

Toda falha é uma chance de melhorar. Mesmo o homem mais bem sucedido de todos admite que cometeu muitos erros e teve muitas falhas. Quem é forte mentalmente, está disposto a falhar repetidamente, se isso for necessário, desde que aprenda algo com cada falha e que isso o torne mais próximo dos reais objetivos.

11- Teme a solidão

Quem é forte mentalmente aproveita e gosta de passar um tempo sozinho. Gasta esse tempo para refletir, planejar, ser produtivo e até se divertir. Mais importante, não depende de outros para ser feliz. Pode ser felizes com outros, mas também sozinho.

12- Acha que o mundo as deve algo

Particularmente na economia atual, executivos e empregados em qualquer nível estão percebendo que o mundo não lhes deve um salário, um pacote de benefícios e uma vida confortável, independente da sua educação e preparação. Uma pessoa mentalmente forte entra no mundo preparada para trabalhar e ser bem sucedida pelos seus méritos próprios.

13 – Espera resultados imediatos

Seja uma rotina de treinos na academia, uma nova dieta ou o início de um novo negócio, quem tem uma mente forte compreende o longo prazo. Sabe que não deve esperar resultados imediatos e entende que mudanças genuínas levam tempo.

Você tem uma mente forte? São estes elementos da lista que você mais precisa trabalhar?


Alexandre Chollet114 Posts

Blogueiro, escritor, e consultor comportamental. Escreve sobre relacionamentos e comportamento humano e dá treinamentos para pessoas que desejam melhorar sua vida, seja no aspecto pessoal, profissional ou de relacionamentos.

dicas para combater a timidez
ciume

Ciúme não leva a nada

mulher sufocada

Ela está se sentindo sufocada

mulher_moto4

Os tipos de motos

6 Comentários

  • Valdécio Reply

    15 de outubro de 2014 at 13:57

    Texto inspirador e genial!

  • Hícaro Reply

    18 de outubro de 2014 at 08:50

    Otimo texto !! Genial

  • Hícaro Reply

    18 de outubro de 2014 at 08:50

    Otimo texto !! Fantástico

  • Fernanda Reply

    30 de outubro de 2014 at 19:20

    Adorei!! Bem colocado hêim Alexandre. Parabéns!

  • Ramón Rodrigues Reply

    11 de novembro de 2014 at 15:04

    Realmente muito bom o texto, mas eu mudaria o número 13 para
    Uma pessoa mentalmente forte não…
    Espera sempre por resultados de longo prazo
    Saber gerenciar seus resultados é sempre fatal, mudanças genuínas levam tempo, mas há oportunidades que exigem resultados imediatos. A gestão é a chave.”

  • Valmor Reply

    17 de janeiro de 2015 at 09:49

    Deve-se ter cuidado com prescrições de felicidade e competência para não gerar mais frustação aos que não atingem esses critérios de Fortaleza. O texto vale como reflexão,não como garantia de sucesso.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register