Por que sentimos medo de falar algumas verdades?

amigos-bate-papo-conversa-informal-homens-sentados-no-sofa

Você já teve vontade de falar algumas verdades para uma pessoa, mas depois pensou duas vezes e achou melhor não falar nada? Já pensou que se fizesse isso seria melhor para todos, mas não teve coragem de fazer?

É interessante pensar que as vezes é necessário ter coragem e falar algumas verdades, mas também existem ocasiões que devemos ficar calados. Mas quando não temos a coragem de falar e não entendemos os motivos? Pois bem, vou falar um pouco sobre os motivos de não falarmos algumas verdades (sejam elas dolorosas ou não) para os outros.

Não sabemos como o outro irá reagir.

Geralmente, quando temos algo importante para dizer, não sabemos como o outro irá reagir, por isso pode ficar muito difícil dizer algumas verdades.

Nós acreditamos que o outro irá reagir de uma maneira negativa e por isso evitamos falar que não gostamos da atitude dele ou que ele está exagerando um pouco na forma de agir.

Ou seja, independente do que você tem para dizer, geralmente pensamos que o outro não vai aceitar bem e por isso sentimos medo.

Não temos certeza se é verdade.

Em alguns casos, nós chegamos a conclusão de que o outro está fazendo as coisas por determinados motivos e queremos dizer isso para ele, certo?

O problema é quando nós acreditamos que estamos certos mas não temos certeza disso, fazendo com que fiquemos com medo de comunicar nossas conclusões.

Isso geralmente acontece com pessoas inseguras, que podem saber os motivos das coisas darem errado, mas não acreditam em si mesmo para comunicar aos outros, fazendo com que os problemas continuem.

conversando-amigo-bravo

Algumas coisas não devem ser ditas.

Por mais que estejamos insatisfeitos com algo, existem algumas verdades que não devem ser ditas.

As verdades que não devem ser ditas são aquelas que não vão mudar as coisas caso elas sejam ditas. Ou seja, se você falar o que está sentindo ou pensando sobre uma pessoa que você não goste, ou que ela não goste de você, não vai mudar nada. Então, talvez, nessa situação, seja melhor não dizer, certo?

Não adianta dizer que o outro é insuportável, se isso não irá fazer com que ele se torne mais suportável. Talvez seja melhor buscar meios para conseguir suportá-lo.

Podemos estragar as relações.

Uma das maiores consequências em dizer algumas verdades não ditas é que nós podemos estragar a relação com a outra pessoa e isso pode ser negativo para ambos.

Ou seja, esse é um dos principais motivos de não conseguirmos comunicar ao outro algumas de nossas opiniões sobre ele, pois isso pode fazer com que a relação mude ou até mesmo chegue ao fim. Isso nos leva ao principal motivo de termos medo de falar algumas verdades.

homens conversando

O outro pode não entender.

Esse é o principal motivo de não contarmos algumas verdades. Às vezes, temos a intenção de contar as coisas para o outro para que isso melhore a relação, mas o outro pode não entender e achar que estamos apenas querendo atingi-lo, fazendo com que as coisas fiquem ainda piores.

O medo de falar a verdade, pode ser o medo de como o outro irá interpretar o que temos para dizer, fazendo com que deixemos de falar. Às vezes, uma conversa franca pode ajudar o outro e melhorar as relação, mas nem sempre temos coragem de fazer isso.

Ou seja, o medo de falar algumas verdades para o outro sempre estará presente, você deve apenas perceber o que deve ou não ser dito, refletindo sobre o que irá melhorar ou não na vida do outro ou na relação de vocês.


Leonardo Luchetta457 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register