Evitando brigas nos relacionamentos

casal-discutindo

Em alguns relacionamentos as brigas são consideradas comuns, enquanto que em outros elas são quase inexistentes. Isso depende do nível de entrosamento dos integrantes do relacionamento, da personalidade de cada um e, principalmente, da forma como esses integrantes lidam com situações aversivas. Caso você sinta que seu relacionamento está com algumas brigas frequentes e deseja amenizar esse tipo de acontecimento, saiba que existem alguns comportamentos que você pode ter para que isto aconteça.

É preciso ter em mente que as brigas não irão cessar de uma hora para outra, mas a probabilidade de elas diminuírem são muito grandes. Refletindo sobre as brigas nos relacionamentos, separei algumas dicas para torná-las menos frequentes.

1) Demonstre não querer brigar.

As brigas perpetuam-se nos relacionamentos principalmente porque deixamos que isso aconteça. Quando estamos acostumados a brigar na relação, independente de quem tenha começado a briga, geralmente aceitamos e até demonstramos querer brigar também, mesmo que inconscientemente. Dessa forma, uma das melhores maneiras de amenizar as brigas é deixar claro que você não deseja brigar com sua parceira.

Caso você sinta que alguma situação irá transformar-se em uma briga, ou que ela está se alterando, você pode explicar para ela isso e afirmar que você não deseja que essa briga se inicie. No início pode parecer estranho, mas com o tempo o casal começa a perceber que essas atitudes fazem com que os ânimos se acalmem e as brigas começam a ser evitadas.

2) Não entre na briga dela.

Caso ela demonstre interesse em brigar, mesmo você demonstrando não querer isso, é importante não deixar-se levar pelo momento e não entrar na briga dela. Isso significa que você não irá ficar furioso com o que ela te disser e, principalmente, não receber como negativo os comentários dela durante a briga.

Nesse momento você pode demonstrar-se compreensivo com o que ela está dizendo, afirmando que não tinha pensado sobre o que ela está falando. Acolher as queixas dela durante a briga faz com que ela sinta que você realmente não quer brigar e pode “desarmar-se” dessa briga. O contrário, que seria aceitar e entrar na discussão, fará apenas que ela busque mais força para continuar a briga.

3) Evite comportamentos que já ocasionaram em brigas.

Essa dica serve como precaução de uma futura briga, não sendo necessariamente o que você fará enquanto a briga estiver ocorrendo. Caso você saiba que irá fazer algo que pode ocasionar em um problema na sua relação, talvez seja interessante refletir sobre isso e pensar se você está pronto para as consequências, que pode ser justamente uma briga na relação.

Muitas vezes estamos cientes do que a parceira irá achar de alguns comportamentos nossos e até mesmo podemos imaginar qual será a reação dela. Entender isso pode fazer com que muitas brigas sejam evitadas, evitando também dores de cabeça e o desgaste na relação.

Casal brigando

4) Entenda o ponto de vista dela.

Outro problema nas brigas é que cada um acaba sempre falando o seu ponto de vista e não aceita o do outro, ou seja, ambos acham que estão certos e querem convencer o outro que ele está errado. No relacionamento isso também ocorre com muita frequência. As vezes é necessário tentar entender o ponto de vista dela, mesmo que você ache que ela está equivocada, visando apenas diminuir ou acabar com a briga. Em outro momento, quando as coisas estiverem melhores, você pode voltar a conversar com ela de uma forma saudável sobre o assunto que ocasionou a briga.

O importante é impedir que a briga tome grandes proporções, deixando de teimar ou querer demonstrar os erros e as falhas do outro. Isso demonstra maturidade e compreensão da sua parte. Pode parecer difícil, mas com o tempo isso será algo comum. É possível também que ela, ao perceber esse seu comportamento, com o tempo comece a fazer o mesmo. Assim as brigas se tornarão cada vez menos frequentes.

5) Comunique-se adequadamente.

O principal motivo das brigas está ligado diretamente a falta de comunicação ou a uma comunicação agressiva e insatisfatória. Para evitar e até mesmo cessar uma briga é preciso refletir muito sobre os conteúdos de suas falas e principalmente sobre como sua fala irá influenciar o outro. Nas brigas é comum que falemos coisas apenas para magoar a parceira, para fazer com que ela sinta-se triste. Quando isto ocorre, é muito provável que ela tentará fazer o mesmo, fazendo com que a briga piore cada vez mais.

briga-de-casal

Amenizar as brigas no relacionamento requer grande dedicação e entendimento do outro, mesmo quando o outro não está nos compreendendo. Manter-se calmo e não demonstrar motivação para uma briga é sempre uma boa pedida. Tenha em mente que você pode fazer com que a briga aconteça e piore ou também pode fazer com que ela nem se inicie.


Leonardo Luchetta485 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register