Aprenda a fazer sushi (com vídeos ilustrativos)

sushi

Preparar um sushi pode parecer muito difícil, mas na verdade não é. Podemos dizer no entanto que é bem trabalhoso, é preciso ter muita paciência e ficar atento aos pequenos detalhes.

Iremos ensinar a receita de Hossomaki e Uramaki. A diferença entre os dois é que o primeiro tem o arroz na parte externa do sushi, enquanto o segundo é o nori (folha de alga) que fica na parte externa, porém o modo de preparo deles é praticamente o mesmo. O recheio de ambos pode ser o mesmo e é feito à gosto.

Recomendamos recheios de salmão, kani-kama, cream cheese e pepino, mas você pode escolher de acordo com seu gosto. Vamos dividir a receita em duas parte, sendo a primeira o preparo do arroz, que diferencia um pouco do arroz tradicional, e a segunda parte o preparo do recheio e fechamento do sushi.

gohan

Para preparar o arroz você irá precisar de:

– Arroz tipo japonês. (Você pode fazer com arroz comum, mas o tipo japonês difere um pouco no preparo e deixa o sushi mais consistente, recomendamos comprá-lo, tendo em vista que é facilmente encontrado).

– Vinagre de arroz ou tempero para sushi.

– Sal.

– Açúcar.

Para preparar o sushi você irá precisar de:

– Esteira para sushi (serve para enrolá-lo)

– Nori (conhecido como folha de alga)

– Salmão

– Kani-kama

– Cream Cheese

– Qualquer outro recheio que seja do seu gosto

– Potinho com água para umedecer as mãos

– Faca bem afiada

1 Modo de preparo do arroz:

arroz de sushi

1.1 Limpe o arroz:

O mais importante é limpar o arroz para retirar o amido. Coloque ele em um recipiente e encha com água. Faça movimentos circulares com os dedos para mexer o arroz (não aperte o arroz, faça com delicadeza), deixando todo o amido na água.

Faça isso contando até 40, depois despeje a água fora e repita este processo de 4 a 5 vezes, até que a água não saia mais tão branca.

1.2 Leve ao fogo:

Com o arroz limpo, agora é hora do preparo. Nesse momento você não irá colocar nenhum tempero no arroz. Coloque o arroz e água em uma panela. Para cada xícara de arroz, você coloca uma xícara de água mais 25%.

Por exemplo, para duas xícaras de arroz você coloca 3 xícaras de água, ou para uma xicara de arroz você colocar uma xicara de água e mais 25%. – Coloque o arroz e a água na panela e deixe no fogo alto com a panela tampada, até a água entrar em fervura. Então abaixe o fogo, deixe a tampa da panela um pouco aberta para o arroz “respirar”, deixe assim no fogo baixo por mais 10 minutos.

– Feito isto você desligar o fogo e tampar o arroz, deixando ele cozinhar por mais 10 minutos com o próprio vapor.

– Opcional: Após estes 10 minutos você pode colocar um pano limpo em cima da panela e tampa-la novamente para secar o arroz, deixando por mais 10 minutos. – Coloque o arroz em outro recipiente e deixe-o descansar.

1.3 Tempere o arroz:

Para o tempero do arroz você irá precisar do vinagre de arroz ou do tempero para sushi, sal e açúcar. Coloque em um panela pequena (ou frigideira) uma xícara rasa de vinagre de arroz, duas colheres de sal e uma colher de sobremesa de açúcar.

– Leve a mistura ao fogo alto e fique mexendo constantemente com uma colher até começar a entrar em fervura, então deligue o fogo e perceba que a mistura ficou mais pastosa.

– Com o arroz e o tempero ainda quentes, despeje o tempero no arroz espalhando bem. Não coloque muito, se não o arroz irá ficar muito salgado. Mexa o arroz para misturar bem o tempero, quebrando os pedaços grandes de arroz que se formaram.

– Assim está pronto o arroz. É importante deixar o arroz esfriar antes de montar o sushi, então deixe-o descansando e esfriando neste recipiente e vamos começar a preparar o recheio do nosso sushi.

Veja o vídeo ilustrativo do preparo do arroz:

2 Modo de preparo do sushi

Preparando Sushi

2.1 Cortando a alga:

Corte a alga no meio, em duas parte iguais para que seja mais fácil enrolar o sushi. O recheio do sushi é sempre colocado no lado mais áspero da alga.

2.2 Prepare os recheios:

Tire a casca do salmão, em seguida corte ele no meio, depois corte o salmão em quadrados finos porém grandes do tamanha do comprimento da alga. Corte quantos pedaços você irá usar, dependendo da quantidade de sushi. Faça o mesmo com o pepino. Corte também o kani-kama no meio, assim você pode colocar as duas partes ao longo do sushi rendendo mais.

2.3 Monte seu Hossomaki:

Esta é a parte mais trabalhosa. Coloque a alga na esteira para sushi, molhe sua mão e pegue o arroz. Distribua o arroz com delicadeza em cima da folha de alga, na parte mais áspera. Deixe mais ou menos um dedo e meio de alga aparecendo na parte de cima da mesma, para poder fechá-la. Em cima do arroz você irá colocar os recheios. Coloque o salmão e o creem cheesee no meio do arroz. (Deixe o kani-kama e pepina para outros pedaços para ter variações).

– Feche o seu sushi com a esteira. Com o dedo polegar e o indicador você segura a esteira e com o restante você segura o recheio. Faça o movimento de dobra, aperte. Dobre mais uma vez, aperte. Na última dobra você coloca um pouco de água na parte que ficou sem arroz da alga para ela fechar bem, e então de a última dobra com a esteira.

-Agora corte o seu sushi. É importante que para cada sushi dobrado sejam cortados 8 peças. Corte o sushi no meio, junte as duas partes cortadas e as corte juntas, ficando 4 pedaços de sushi. Por último corte mais uma vez ao meio cada uma dessas 4 partes que sobraram e seu sushi está pronto.

– Repita este processo modificando os recheios.

2.4 Monte seu Uramaki: 

O modo de preparo de Uramaki é idêntico ao modo de preparo do Hossomaki. A única diferença é que você irá colocar o arroz sobre a alga, tampando ela completamente e então ira vira a alga, deixando o arroz na parte de baixo, ficando em contato com a esteira. Desta forma o recheio será colocado na alga, enquanto o arroz está na parte de baixo.

Você pode colocar também gergelim preto e branco no arroz, antes de virá-lo, para que o sushi não fique todo branquinho. Veja o vídeo ilustrativo do preparo tanto do Urumaki quanto do Hossomaki:

EXTRA1: Vídeo de Hossoamaki Filadélfia. Este vídeo serve para exemplificar como colocar o recheio de salmão e creem creesee, como explicamos acima.

EXTRA2: Vídeo de preparo de Hot-Holl. O processo é semelhante, porém ele é frito, precisando de ingredientes extras como: Farinha de Trigo, Farinha Panko, água, ovo e óleo para fritar.


Leonardo Luchetta483 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register