Aprenda a discordar dos outros sem brigar

briga-trabalho

As brigas estão muito presentes nos relacionamentos, seja nas amizades, no ambiente de trabalho ou no relacionamento amoroso. Geralmente as brigas ocfgorrem por divergências de opinião, simplesmente porque uma pessoa não consegue aceitar a opinião da outra e as duas ficam tentando impor as suas próprias opiniões. Por isso, resolvi escrever um mini tutorial de como discordar do outro sem que ocorra uma briga.

Nunca diga que o outro está errado.

O que piora as brigas é o fato de querermos demonstrar que o outro está errado. O problema é que é muito difícil acreditar que nós estamos errados. Na verdade, nós tendemos a crer que nós estamos sempre certos.

Por isso, para discordar do outro, você não precisa dizer que ele está errado, você pode apenas demonstrar a sua opinião. Mesmo que a sua opinião seja diferente da dele, ou anule o que ele está dizendo, isso não significa que você precisa dizer “você esta errado” ou “eu discordo do você”.

Você pode apenas manifestar a sua opinião, de uma forma sutil, sem tentar agredi-lo, para que assim ele entenda que você discorda dele, mas não quer tentar diminui-lo. É mais importante manifestar uma opinião coerente do que vencer uma briga.

Não tente impor a sua opinião.

Quando você está discordando do outro, você não precisa fazer com que ele aceite o que você está dizendo como verdade e pronto. Na verdade, você precisa apenas que ele aceite que você tem uma opinião diferente.

Veja bem, acatar a sua opinião é diferente de aceitar o que você está dizendo. Portanto, ao discordar de alguém, deixe claro que você tem essa opinião e que ela é sua… E isso precisa ser respeitado. Mas o outro não precisa acreditar ou afirmar tudo o que você fala.

Dessa forma fica muito mais fácil de chegar a um consenso, de ter aceitação mútua, evitando brigas e discordando sem ter maiores problemas. Discordar geralmente é algo positivo. O problema é como nós lidamos com isso.

Você não precisa convencer o outro.

Esse geralmente é o maior problema nas discussões. Um tenta convencer o outro de que está certo e, assim, ninguém chega a conclusão nenhuma. Portanto, para discordar você não precisa convencer que está certo

Na verdade, você precisa apenas demonstrar para a outra pessoa que existem formas diferentes de pensar sobre um mesmo tema e que você pensa de outra forma e pronto.

Assim, você ainda colabora para que o outro se desenvolva e perceba que não existem verdades prontas e que as coisas são mais complexas do que ele imagina.

Mesmo quando você está certo, você está errado.

Isso é algo que você precisa ter em mente. Você não está sempre certo e está tudo bem em relação a isso. Ninguém precisa estar sempre certo o tempo todo e saber de tudo. Quando você acredita que sabe de tudo e que está sempre certo, você acaba se fechando para as opiniões divergentes dos outros e não aprende mais nada, fica estagnado na ignorância.

Por isso, saiba que, mesmo quando você acha que está certo, você vai estar errado, dependendo do ponto de vista que o outro estiver olhando. Por isso, as vezes é melhor nem discordar do outro e apenas refletir sobre o tema, buscando o próprio desenvolvimento pessoal.


Leonardo Luchetta404 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register