5 erros que os pais nunca devem cometer

pais-erros

Ser pai não é algo fácil e não tem manual de instruções. Os pais aprendem com a prática. Mas para tornar essa tarefa um pouco menos complicada e evitar alguns problemas, resolvi trazer algumas dicas de erros que os pais não devem cometer com seus filhos.

Comparar os filhos.

Nós fazemos comparação de tudo. Para quem tem dois filhos (ou mais), fica difícil não compará-los entre eles ou até mesmo com outras crianças. O problema é que essa comparação pode trazer dificuldades para a relação das crianças e até mesmo criar problemas para elas no futuro.

Na comparação, é possível que a criança aprenda que precisa ser igual ao outro e nunca irá buscar a identidade própria, pois sempre irá ter o outro como espelho. Com o tempo, ela pode ter um grande sofrimento psicológico.

Portanto, nada de ficar dizendo que o seu filho precisa fazer porque o irmão fez, ou porque outra pessoa o fez. Dê o poder de escolha para ele.

Colocar o nome dos pais nos filhos.

Muitos pais gostam de colocar o próprio nome nos filhos, mas isso não é visto como algo positivo.

Por exemplo, se você tem dois filhos e coloca o seu nome em apenas um deles, o outro pode achar que os pais gostam mais do irmão, afinal, colocaram o nome do pai nele. E a própria criança, que tem o nome do pai, pode pensar o mesmo, acreditando ser privilegiada.

Outro problema é que as crianças acabam aceitando o fardo de ser igual ao pai (ou da pessoa que ela tem o mesmo nome), dificultando que ela desenvolva as próprias potencialidades.

A criança precisa aprender a ser ela mesma, tendo em mente que todos somos diferentes. Quando o nome é igual ao do pai ou da mãe, fica difícil para ela diferenciar isso.

pai-filho

Não aceitar os erros dos filhos.

Alguns pais se tornam muito inflexíveis na relação com seus filhos e não aceitam que eles errem, penalizando os erros e bonificando as vitórias.

Na vida, nós erramos e acertamos. A criança precisa aprender isso. Pois quem só quer vencer, não sabe lidar com a derrota e pode sofrer muito mais quando perder, mesmo quando for algo insignificante.

Da mesma forma que precisamos ensinar as crianças a vencer, precisamos ensiná-las a perder.

Não dar privacidade aos filhos.

Independente da idade, os filhos precisam aprender a lidar com a própria privacidade, tendo um lugar que é só deles (pode ser um quarto), onde eles tenham algum poder de decisão.

Quanto mais cedo aprendermos a dar poder de decisão aos filhos (com coisas que são referentes a eles, como se vestir ou “decorar” o quarto, o lugar da cama, etc), melhor será para ele no momento que ele tiver que decidir algo na vida.

Outra coisa que os pais precisam ter em mente é que as crianças não podem dormir na cama dos pais. Elas precisam aprender que há regras e que cada um tem seu quarto e sua cama. Quando as crianças dormem com os pais, elas não sabem qual é o seu lugar na relação familiar e podem ficar confusas, gerando conflitos futuros.

Satisfazer todas as vontades dos filhos.

As pessoas geralmente pensam que para serem bons pais, precisam satisfazer as vontades dos filhos e fazer de tudo para eles estarem sempre felizes. Mas não é bem assim que devemos agir.

As crianças precisam aprender a lidar com a dor, com a tristeza, com a perda e, principalmente, aprender a lidar com o NÃO, assim como todos nós. Por isso, é preciso aprender a dizer NÃO para a criança e não deixar que ela nos ganhe pelo cansaço.

Sempre que o pai diz não para algo, ele não pode voltar a traz (não para brigar, mas para demonstrar o verdadeiro significa do não).

pai-filho-sun

Lembre-se de que esses são os erros que você não pode cometer. Mas vale a pena lembrar que o pai deve ser o grande amigo que o filho deve confiar.

Esteja sempre ao lado dele e pronto para apoiar todas as suas decisões!


Tudo Para Homens514 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register