Categorias: Comportamento

Qual o momento certo para apresentar a namorada para os filhos?

Uma situação que tem ocorrido com frequência após o divórcio de pais com filhos é que esses pais acabam tendo novos relacionamentos. E aí fica a dúvida: Qual o momento certo para apresentar a namorada para os filhos (sendo um ou mais)?

Pensando sobre o tema, separamos algumas dicas para você refletir e descobrir qual é o momento certo para apresentar a namorada para os seus filhos e deixar ela fazer parte da vida deles.

Existe algum problema em apresentar a namorada para meu filho?

Vamos ter em mente que os novos relacionamentos são muito comuns e que, em certo ponto, os filhos já estão um pouco preparados para isso. Porém, temos que tomar alguns cuidados.

Ao apresentar a sua namorada para um filho, isso irá deixar claro para ele que a relação com a mãe dele chegou ao fim. No primeiro momento ele pode até criar algumas aversões em relação a essa namorada (afinal, para ele, ela pode ser a culpada de você não voltar com a mãe dele).

Por isso, tente entender que no início pode existir uma recusa. Mas, com o tempo, ele irá começar a se acostumar com essa ideia.

O fundamental é evitar apresentar diversas parceiras para o seu filho. A única parceira que ele deve conhecer é aquela que você já começou a ter uma relação mais estruturada. Pode ser muito prejudicial para a criança ter várias “namoradas do pai” entrando e saindo da vida dele.

O que fazer antes de apresentar a namorada para ele?

Antes de apresentar a sua nova namorada para seu filho, tenha certeza de que a sua relação já está um pouco mais estruturada e que ela irá perdurar. Ou seja, espere para ter certeza se você deseja realmente continuar com ela.

Além disso, antes de apresentá-la de fato, comece a trazer algumas informações para o seu filho, afirmando que você está conhecendo outra pessoa, informa para ele o que é o namoro e como essas coisas funcionam.

Deixe claro que você um dia irá conhecê-la, mas quando for o tempo certo. Ou seja, vá preparando ele para conhecer essa pessoa. Lembre-se que se a relação perdurar, essa será uma pessoa importante na vida do seu filho.

Evite colocá-la no patamar de “nova mãe”

Para apresentar uma nova namorada para o seu filho, tente ser o mais sincero possível com ele e evite qualquer fantasia de que ela irá substituir a mãe dele ou que haja qualquer tipo de competição entre elas.

Deixe claro que os relacionamentos acabam, mas que pai e mãe são para sempre. A sua nova namorada deve ser para ele uma pessoa de respeito e carinho, sendo mais uma pessoa com a qual ele pode contar, quando precisar, sem essa necessidade de nomeá-la.

Além disso, deixe ele livre para chamá-la como ele bem entender. O mais importante é que os dois tenham uma relação saudável e não como ele irá chamar ela. Alguns pais pedem para que chamem de “segunda mãe”, “mãe do coração” e assim por diante. Mas, isso não é necessário.

Chegou a hora de apresentá-los, e agora?

Como você já estava “preparando o terreno” antes, falando sobre a sua parceira e explicando as coisas para ele, o momento de apresentá-los deve ser o mais natural possível. Evite tentar forçar uma boa relação logo de início.

Tenha em mente que eles terão tempo para se conhecer melhor e que a relação deles deve se estruturar aos poucos. Por isso, é fundamental apresentar apenas a namorada que você já esteja em uma relação estruturada, com previsão de continuação.

O que você deve exigir do seu filho é apenas o respeito, que deve acontecer com qualquer pessoa que ele vá conhecer. Aos poucos ela irá conquistar ele, mas tudo ao seu tempo.

Portanto, apresentar a namorada nova para o seu filho não deve ser um grande problema, desde que você tenha certeza de que o seu relacionamento com ela já está estruturado e que ela aceita bem essa situação.

O tempo irá se encarregar de colocar as coisas no lugar, mas, quanto mais natural e sincera for essa introdução, melhor será para o seu filho e para a relação de vocês. Assim, você evita muitos problemas no futuro.

É claro que não existe uma forma correta de apresentar a sua namorada para seu filho, mas, é possível amenizar as dificuldades e contribuir para que se desenvolva um ótimo relacionamento entre os dois.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

  • Olá, me divorciei e vai fazer 3 anos. encontrei uma pessoa bacana e estou namorando com ela.
    Ela tem uma filha de 10 anos, já conheci a filha dela e gostaria de apresentar a minha filha, mas ela só tem 5 anos, minha duvida é como vou fazer isso, já que minha ex-esposa fala que não quer que eu apresente a minha namorada para minha filha.
    Minha ex-esposa, alega que que minha filha é muito pequena para eu esta saindo com ela e a minha namorada e afilha dela.
    Gostaria, de uma ajuda como posso lidar com essa situação!!

Compartilhe
Publicado por
Leonardo