Medindo o sucesso: principais métricas para proprietários de negócios online

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Quando se tem uma empresa online é preciso garantir que ela está indo pelo caminho certo, dando os lucros adequados e atendendo as expectativas. Empresas como o 777 Bet Bitcoin cassino costumam ter altos e baixos, o que define os altos, em geral, é a avaliação feita pela própria empresa a respeito dos resultados que ela tem obtido. 

O negócio digital prospera quando os seus diretores tomam a frente na hora de fazer uma auto-avaliação utilizando boas métricas. A dúvida a respeito de quais métricas utilizar é bem comum. Em geral, não sabemos quais aspectos do negócio merecem ser observados ou quais podem ser deixados de fora no momento. 

Por que estabelecer métricas para o seu negócio digital? 

É normal que surja a dúvida a respeito de por que as métricas de avaliação do seu negócio precisam ser estabelecidas. Elas devem existir para ficar mais simples de avaliar o negócio. pense em uma prova sem critérios, não há como avaliar desse modo, não há competências ou critérios a serem observados, logo, não tem como dar nota alguma. 

O mesmo ocorre com empresas e negócios digitais, se você quer avaliá-lo, deve estar aberto a criar métricas realistas e válidas. Desse modo você consegue observar quais são os erros e acertos do negócio, o que deixa mais fácil de evoluir e desenvolver estratégias para melhorar o funcionamento da empresa digital. Existem, inclusive, diversos motivos para você avaliar o seu negócio. 

Métricas que você deveria observar na sua avaliação 

Antes de definir quais métricas utilizar, é importante deixar bem claro qual é o seu objetivo com elas. Na maioria das vezes, as métricas servem para te ajudar a entender como a sua empresa tem ido, se ela é boa para o cliente, se está chegando no público-alvo, se está, de fato, tendo lucro, se os valores dos produtos estão justos, se os funcionários estão felizes, dentre outras coisas. Também te auxilia na tomada de decisões, ajudando a criar estratégias efetivas para resolução de problemas com menor estresse possível. 

As métricas que funcionam numa primeira vez não necessariamente serão as que você deve utilizar numa segunda avaliação. Sempre considere a situação atual da sua empresa para definir as métricas que mais se enquadram. Abaixo listamos algumas das principais métricas para avaliar o seu negócio, mas não leve elas como a única alternativa, existem centenas de métricas possíveis para considerar e melhorar o seu negócio. 

Retorno de investimento

Também chamado de ROI, é esse retorno que te mostrará se os últimos investimentos realmente valeram a pena. Existem diversas utilidades no ROI, além de manuais bem explicados de como calculá-lo. É esse critério que vai te mostrar se um investimento realmente valeu a pena. Digamos que você contratou um grupo de marketing para fazer uma publicidade específica, é preciso garantir se essa campanha realmente gerou bons resultados. 

O ROI costuma ser um dos primeiros e principais critérios de avaliação. Ele se refere ao bem econômico e social da empresa, também ajuda a bolar planos futuros. É através dele que você pode fazer novos planejamentos e ver no que deve gastar os fundos da empresa no próximo período. 

Custo de aquisição de cliente

Essa é uma métrica que lembra o ROI, mas aqui falamos exclusivamente dos clientes. Digamos que você ofereceu uma promoção para os clientes de “Pague 1, leve 2” e você conseguiu 100 clientes nessa promoção, então vendeu 100 produtos e deu outros 100 de graça. É preciso entender se esse foi um bom negócio ou se houve prejuízo. Quanto custou cada novo cliente. Em situações de marketing também é útil calcular isso, se a cada hora que um anúncio fica num site você consegue um novo cliente, deve calcular quanto custa a hora do anúncio para saber se vale a pena pela quantidade de novos clientes. 

Classificação do atendimento ao cliente

Essa é uma métrica para avaliação interna de funcionários. Em geral, negócios e empresas pedem para os clientes responderem a pesquisas de satisfação, em geral elas são ótimas para verificar se os funcionários estão chegando nos clientes como deveriam e prestando um serviço eficiente. 

A satisfação do cliente deve sempre ser uma prioridade. Clientes felizes voltam a fazer negócios com a sua empresa, mas se ele ficar insatisfeito, pode nunca mais retornar. Por isso, é fundamental avaliar o que os clientes têm falado do atendimento e suporte ao usuário do seu negócio. 

Lucro médio

Aqui você deve, literalmente, fazer uma comparação em quantos produtos vendeu e quanto dinheiro entrou na conta no período que está em avaliação. Assim, se entraram R$ 200 mil e você vendeu 10.000 produtos, então o lucro médio deverá ser igual a R$ 20 por produto. Esse é um cálculo simples, mas que diz muito a respeito de quanto você efetivamente está recebendo pelo seu negócio. Compreender essa métrica de avaliação e aplicá-la te ajuda a entender se a empresa ou negócio digital está, de fato, atendendo às suas necessidades e expectativas em relação a valor-produto. 

Alcance

Toda empresa tem um tipo de público-alvo, ele pode ter diversos tipos de perfis, mas o que realmente importa é se o seu negócio está chegando nele. O alcance da sua empresa diz respeito ao público que você tem atingido, se ele realmente representa seu público-alvo, se é um público ativo que faz compras ou solicitar serviços e orçamentos ou se são apenas pessoas que dão alguns “cliques” e vão embora.  

A avaliação completa da sua empresa sempre deve considerar o público que você quer atingir e se você realmente está atingindo ele, isso serve para entender melhor onde você está e para onde precisa ir para conseguir chegar num alcance agradável e sustentável. Caso já esteja com alcance ideal, então não deve se prender a essa métrica, do contrário, é preciso elaborar estratégias para mudar o quadro atual. 

Guilherme1874 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

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