Frases que não devemos falar para uma criança
Cuidar de criança não é fácil, seja seu próprio filho ou qualquer outra criança. Nós adultos geralmente cometemos muitos erros ao nos comunicarmos com ela. E, muitas vezes, esses erros são cometidos porque nós também fomos criados dessa forma.
Para melhorar o seu relacionamento com as crianças e evitar que elas cometam os mesmos erros que nós no futuro, separei algumas frases que não devemos dizer.
“Você está muito gordo/magro”
Falar sobre peso com uma criança nunca é algo bom, afinal, ela está em fase de crescimento e para ela, tudo é muito transitório. Portanto, ela não deve se preocupar se está gorda ou magra.
Nessa idade o importante é a saúde das crianças e não a sua estética. Se a criança aprender que deve se preocupar com o próprio peso, isso será algo que ela irá lutar para o resto da vida. Por isso, vamos esquecer um pouco sobre o peso e pensar somente na saúde das crianças.
“Você fica feio fazendo isso”
Quando a criança faz algo “ruim”, os pais afirmam que elas ficam “feias” ao fazer, e quando elas fazem algo “bom”, elas ficam “bonitas”.
Isso acaba ensinando para as crianças que a beleza está relacionada ao fazer algo bom e que ela pode se tornar feia se fizer algo ruim. O problema é que ela irá começar a se preocupar em ser bonita ou feia, além de se importar demais com o que o outro irá achar dela (se irá achar ela feia ou bonita)
Isso pode deixar a criança introvertida, afinal, ela não quer que o outro a veja como “feia”, mas não sabe o que ela pode ou não fazer.
“Se você fizer isso, algo de ruim irá te acontecer”
Essa frase está relacionada com as frases que não são verdades. Por exemplo, dizer para a criança que se ela colocar o dedo no computador ela ira tomar um choque, ou dizer que se ela fizer algo ruim o “homem do saco” irá pegar ela e assim por diante.
Essas frases servem apenas para amedrontar as crianças e criar fantasias negativas para elas. No futuro, elas podem sentir medo de muitas coisas, sem saber o por quê, acreditando que algo de ruim pode acontecer a qualquer momento.
Por esse motivo essas frases, principalmente quando são mentiras, devem ser evitadas. Devemos ensinar para as crianças que as coisas podem acontecer, como também não podem.
Por exemplo, se ela correr pela rua sem olhar, ela PODE ser atropelada e não que ela SERÁ atropelada, assim fica mais fácil ensinar as crianças a olharem para os lados, ter atenção na rua e assim por diante.
“Porque EU não quero”
Toda frase que termina com “porque eu não quero”, são ruins para as crianças. Por exemplo, a frase “você não vai sair porque eu não quero”, não informa para a criança o porque ela não pode sair.
Você apenas está dizendo que a criança precisa fazer o que você quer. Assim, ela pode aprender que quando ela for grande, os outros precisam fazer somente o que ela quer. E não é assim que funciona.
Portanto, sempre que você disser NÃO para o seu filho, tente explicar os verdadeiros motivos do NÃO, para conscientizar ele. Precisa ser motivos verdadeiros e convincentes. Assim ele aprende a lidar com o não e se tornará uma pessoa melhor no futuro.
“Quem manda sou EU”
Frases com conotações de poder também são ruins para as crianças. Essas frases acabam ensinando para a criança que sempre tem alguém no poder e que esse alguém não pode ser contrariado.
Nesses casos, elas podem acabar aceitando tudo o que os outros mandarem, pois eles têm mais poder. Só que nem sempre é assim que funciona.
Por outro lado, as crianças também vão querer ter esse poder e vão querer mandar nos outros. Por isso temos algumas crianças que ficam disputando poder com os pais e querem ter a última palavra sempre.
É preciso ensinar desde cedo para as crianças que as decisões precisam ser conversadas e que as pessoas precisam concordar para realizar as coisas, não tendo somente uma pessoa que manda em tudo.
Frases mentirosas.
Qualquer frase mentirosa ou mesmo uma mentira contada para a criança é um problema. Afinal, pai que mente para os filhos terá um filho mentiroso. Não adianta apenas falar que não pode mentir, se os pais mentem.
Por isso, quando a criança perguntar algo, é melhor demorar mais para ensinar para ela sobre algo do que inventar uma mentira para ela aprender rápido.
As crianças têm um potencial muito grande para aprendizado, principalmente por assuntos que elas estão interessadas. Por isso, quando elas perguntarem algo, busque informações e aprenda junto, elas com certeza irão ter mais benefícios com isso.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários