É preciso sair da rotina
A rotina nem sempre é tão maléfica quanto algumas pessoas tentam demonstrar que ela é. Na verdade a rotina pode até fazer bem, quando está vinculada a disciplina e a bons hábitos. O problema da rotina é quando é feita junto com hábitos negativos, tanto para a saúde quanto para a mente. A rotina de fazer apenas o necessário no seu dia a dia e não sair da mesmice pode sim ser prejudicial a você e a sua saúde. Tendo em vista que a rotina está ligada diretamente a zona de conforto, criamos algumas dicas para sair da rotina e consequentemente sair da sua zona de conforto.
Faça algo que você sempre quis fazer.
A vontade de realizar algo é o primeiro passo para sair da rotina. Fazer algo que você sempre quis fazer mas não o fez por desculpas de “falta de tempo” ou “falta de dinheiro” é uma ótima maneira de modificar seus hábitos, deixando claro, estas desculpas de lado. Este é o momento para realizar estas atividades.
Sempre arrumamos um tempo para realizar atividades que são obrigatórias, portanto devemos fazer o mesmo com atividades que não são obrigatórias e que irão nos trazer algum tipo de beneficio. Se o problema for grana, tente arranjar algo que seja similar ao que você gostaria de realizar mas que esteja mais em conta para você. Lembrando que existem atividades que podemos realizar sem pagar nada, dependendo do tipo de atividade que você deseja. O importante é agir e começar a fazer algo. Este é o primeiro passo.
Mude seus hábitos por uma semana.
Estamos tão acostumados a realizar as coisas no automático que nem percebemos que elas podem ser feitas de maneiras diferentes, ou que podemos fazer coisas diferentes com o nosso tempo. Perceber estes hábitos e as coisas que fazemos no automático nos dá a oportunidade de modificar estes comportamentos para que possamos realizá-los de outra maneira.
Mude seus hábitos por uma semana, deixando de realizar o que não é obrigatório e perceba a mudança que isto terá na sua vida. Esta é uma boa forma de perceber que as mudanças podem ser boas. Depois desta pequena mudança, tente perceber o que você fazia, o que você fez e o que te traz mais prazer e maiores benefícios à sua saúde. Deixando de lado alguns hábitos antigos negativos, adquirindo novos hábitos positivos.
Não é só porque você gosta que te faz bem.
Nem sempre algo que gostamos de fazer nos faz bem. As pessoas tem meios para aliviar o estresse de seu dia a dia muito variados. Alguns desses meios podem ser completamente maléficos à própria saúde. Existem pessoas que gostam de comer em lugares diferentes, passar demasiado tempo jogando vídeo game e assim por diante. Afirmando que este é um meio para que possam sentir-se bem consigo mesmas. Estes hábitos não são completamente negativos, mas quando feitos em excesso podem ser. Desta forma é interessante intercalar estes hábitos com novos hábitos mais saudáveis que terão os mesmos resultados de aliviar o estresse e fazer com que sintam-se satisfeitos. Estes novas hábitos podem ser completamente diferentes dos hábitos já adquiridos, sendo necessariamente opostos, precisando ser feitos com a mesma frequência.
Por exemplo: Se você gosta de jogar vídeo game toda terça à noite. Você pode intercalar esta hábito com outro mais benéfico, como caminhar. Se na terça passada você jogou X horas, você ira caminhar X horas a semana seguinte e assim por diante. O importante é ter um habito benéfico para a saúde, oposto ao hábito que seja negativo.
Modifique seus horários.
Sair da rotina é deixar de fazer as mesmas coisas do mesmo jeito. Por isto modificar seus horários também é uma forma de sair da rotina. Altere os horários das coisas que você costuma fazer com muita frequência, faça em dias diferentes, horas diferentes e até mesmo de jeitos diferentes. Além de fazer com que você mude seus costumes, você pode achar novas formas mais proveitosas de gastar o seu tempo, reajustando seus horários, abrindo oportunidades também para adquirir novas experiências.
Não deixe para amanhã.
Isto significa que você precisa agir hoje. Não adianta deixar as coisas para amanhã, pois com essa desculpa você sempre irá deixar as coisas para depois, não modificando em nada sua vida, ficando sempre na rotina, perdendo assim oportunidades de novas experiências e de desenvolvimento pessoal. É importante que você comece isto o quanto antes, sem se utilizar de desculpas para não realizar estas atividades. A disciplina e a força de vontade estão ligadas a uma boa qualidade de vida e a uma rotina mais saudável para sua vida.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
1 Comentário
Jefferson Luiz
26 de janeiro de 2016 at 08:01Muito boa essa matéria.