Dicas de como apreciar vinho, mesmo no calor do Capeta
No Brasil muita gente tem o costume de associar o vinho apenas com o clima mais frio, deixando de lado durante o calor e voltando a tomar somente no inverno ou quando dá uma esfriada.
Isso é uma bobeira, pois está deixando de lado uma das bebidas mais saudáveis e fáceis de usar no dia a dia, principalmente para harmonizar com pratos.
Confira algumas dicas de como continuar tomando vinho, mesmo no calor do Capeta:
Coloque o vinho para gelar!
A dica fundamental para não sentir “calor” tomando um vinho, principalmente o tinto, é colocá-lo para gelar. Você pode usar a geladeira ou até um balde de gelo. Eu, normalmente, coloco o vinho por uns 15 minutos no freezer e quando retiro já sinto que está mais agradável para tomar, principalmente no verão.
O ideal, para não perder todo o sabor e aroma do vinho, é não deixar gelar muito. A temperatura ideal é entre 6ºC e 12ºC, mas tudo vai depender do seu gosto, o importante é que você se sinta bem tomando um vinho (muito ou pouco gelado).
Que tal um vinho branco ou rosé?
Com o clima mais quente, o vinho branco ou rosé pode ser uma ótima opção. Isso porque eles são, geralmente, mais leves e refrescantes. Além disso, eles são os vinhos mais adequados para tomar gelados.
Para manter o vinho em uma temperatura baixa, uma boa dica é deixá-lo em um balde com gelo. Isso é até um padrão em restaurantes que trabalham com vinhos.
Se você ainda não está acostumado com os vinhos rosés, vale a pena começar a dar mais atenção para eles. Você vai descobrir um mundo mágico, principalmente para quem gosta de vinhos refrescantes.
Espumante também cai bem!
Também é um tipo de vinho que não é comum no dia a dia dos brasileiros, associado geralmente a uma comemoração ou cerimônia importante. Mas no mundo inteiro os espumantes são usados para refeições ou mesmo para se refrescar.
O espumante, assim como o vinho branco e o rosé, também deve ter uma temperatura mais baixa. Por isso, é uma boa opção de bebida para os dias mais quentes.
Dica 1: Para economizar e apreciar um bom espumante, vale a pena buscar as opções nacionais. Pra quem ainda não sabe, o Brasil está tendo um grande destaque no mundo inteiro com seus espumantes!
Dica 2: Se você sempre associa espumantes nacionais com versões doces, é porque você não se atentou ao rótulo. Se você, assim como eu, curte um espumante mais seco, é isso que você deve procurar na embalagem.
Cada tipo de espumante varia de acordo com o nível residual de açúcar: Extra Brut (bem seco), Brut (um pouco menos seco que o extra), Seco (seco), Demi-Sec (um pouco doce) e Doce (bem doce).
Drinks e Sangrias
Uma outra forma de continuar apreciando vinho durante o calor, de uma maneira diferente e mais refrescante, é através de drinks ou sangrias.
Por aqui já ensinamos como fazer o “Aperol Spritz” e a “Sangria Tradicional”.
Agora é só escolher uma das dicas e continuar bebendo vinho, mesmo no verão!
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários