Como fazer barras em 3 passos

fazendo-barra

Puxar o corpo pra cima na barra fixa talvez seja, ao lado das flexões de braços, um dos primeiros exercí­cios que todo homem faz. Aula de Educação Fí­sica na quadra, o professor organizando o material, a meninada correndo pra lá e pra cá… E alguns meninos se pendurando nas traves do gol pra ver quem consegue fazer mais barras.

Se você nunca foi um dos melhores nesse quesito, fique tranquilo. O TPH montou um tutorial pra você ficar bom nisso e, de quebra, ficar com o bí­ceps e os músculos das costas trincados.

Caso você não tenha uma barra, é muito fácil achar em lojas de materiais esportivos e geralmente custa menos de R$100. Depois de prendê-la na batente da porta, é só seguir os 3 passos abaixo. Bora lá!

Passo 1:

Subir no banco
Segurar na barra com as mãos voltadas pra trás
Fazer a descida, lentamente, em 2 ou 3 segundos
4 séries de 10 movimentos com 1 minuto de descanso.
Quando você já estiver fazendo todas as 10 descidas das 4 séries em 3 segundos, você estará apto para o passo 2. Vamos para o próximo passo…

Passo 2:

Vamos tentar fazer algumas barras.

Veja quantas você consegue fazer e, se o número for inferior a 10, complete as repetições subindo no banco e fazendo apenas a descida controlada, como no passo 1.

Exemplo: se você foi capaz de fazer 3 barras completas, suba no banco e faça a descida mais 4 vezes.

Quando você já tiver fazendo pelo menos 5 barras em cada uma das 4 séris, você pode ir ao passo 3.

Passo 3:

Aqui não tem mais banco. É só você e a barra.

Vamos tentar fazer as 10 repetições sem ajuda. Quando se sentir cansado, encoste a ponta do pé no chão e dê um pequeno (o menor que você conseguir) impulso para subir.

Aos poucos você vai vendo que conseguirá completar as 4 séries de 10 repetições com cada vez menos impulsos. Apenas não use isso pra ficar se exibindo no parque ou na praia. As mina não pira. As mina tem vergonha.


Diego Paladini13 Posts

É mestre em Educação Física e MBA em Marketing. Puto da vida por ver tanta gente sedentária, resolveu pegar tudo o que sabe e espalhar por aí em forma de vídeos e posts, pra ajudar as pessoas a colocarem mais saúde nas suas rotinas. Já ouviu 462 desculpas diferentes para não fazer exercício e riu de todas.

4 Comentários

  • Rodrigo Cunha Reply

    26 de novembro de 2013 at 14:00

    Muito bom! Tipo de conteúdo SEMPRE bem vindo, Diego.

  • Guilherme Reply

    1 de junho de 2014 at 17:50

    quais são os melhores equipamentos para fazer barra fixa?

    • Diego Paladini Reply

      2 de junho de 2014 at 13:54

      Oi, Guilherme! A melhor barra fixa depende de onde vc vai prendê-la. Aqui em casa eu só tenho espaço pra essa barra comum, que é rosqueada na batente da porta. Hoje em dia existem barras com diferentes pegadas possíveis, pra gente fazer variações de exercícios que são chumbadas ou encaixadas nos vãos das portas.

      O importante é: a melhor barra é aquela que vai conseguir se fixar BEM no lugar que vc tiver disponível 😉

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register