Brut, demi-sec, doce, qual a diferença entre os espumantes?
A primeira coisa que todo mundo deve saber é que nem todo espumante é um “champagne”.
O Champanhe nada mais é do que um espumante que -obrigatoriamente- foi produzido e fermentado na região de Champagne na França.
É muito comum ver pessoas citando quaisquer espumantes como “champagnes”, mas isso é um erro, logo que os vinhos em questão podem ser de outra região.
Vale lembrar que toda garrafa de Champagne apresenta em seu rótulo essa informação.
Outro erro comum é achar que todo espumante é doce. Isso é um problema porque o Brasil, por muito tempo, ficou marcado pela produção de cidras e espumantes mais doces. Mas atualmente existem várias opções com menos residual de açúcar!
E é por isso que vale a pena conhecer os tipos de espumantes. Assim você vai saber escolher o que mais se adequa ao seu paladar. Eu, por exemplo, prefiro os espumantes mais secos. Por isso acabo sempre procurando os Natures, Extra Bruts e os bruts.
Os tipos de espumantes:
Existem diferentes tipos de espumantes e eles são denominados de acordo com o residual de açúcar existente na bebida: Nature, Extra Brut, Brut, Seco, Demi-Sec, Doce.
Nature
O espumante do tipo Nature é o mais seco de todos. O açúcar residual varia entre 0 a 3 gramas por litro. Isso é resultado da exclusão do licor de expedição (responsável por regular o teor de açúcar do espumante) após a segunda fermentação.
Extra Brut
O Extra Brut é mais fácil de encontrar do que o Nature. Ele ainda apresenta um paladar seco, mas tem um residual que vai de 3,1 a 8 gramas de açúcar por litro.
Brut
O Brut é a versão com um pouco mais de dulçor que o Extra Brut, mas ainda é comum ter o final seco (bem mais frutado). O açúcar residual no litro é de 8,1 a 15 gramas.
Seco
Apesar de se chamar “Seco“, ele está no meio da escala de residual de açúcar. Normalmente é um pouco doce, com um bom equilíbrio de acidez e finalzinho seco. O residual é de 15,1 a 20 gramas de açúcar por litro.
Demi-Sec
O Demi-Sec já é mais doce que todos os demais, mas, lógicamente, menos que o Doce. Seu açúcar residual é de 20,1 a 60 gramas por litro.
Doce
Como o nome já diz, esse é o espumante mais doce que você vai encontrar. É indicado para quem gosta de bebidas doces e/ou para acompanhar sobremesas. Para entrar nessa categoria ele deve ter mais de 60 gramas de açúcar residual por litro.
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
1 Comentário
Dilza Bravo
11 de março de 2018 at 00:08Excelente explicação sobre a diferença de sabores dos espumantes.