A inconfiável Urna Eletrônica Brasileira
Como já estamos acostumados, amanhã teremos mais um dia de eleição usando a tão querida “Urna Eletrônica Brasileira”.
Ela, quando implementada, foi motivo de orgulho por toda a nação. Quem não lembra das notícias de representantes do mundo inteiro vindo conferir como funcionava a nossa urna?
Mas vários países que tentaram implementar a urna eletrônica, ou deixaram de usá-la por considerar um ato inconstitucional (alemanha por exemplo) ou adotaram um sistema que além de computar o voto na urna eletrônica, imprime o resultado em um comprovante que deve ser inserido em uma urna convencional, impedindo qualquer tipo de fraude eletrônica.
E por que o Brasil ainda mantém a Urna Eletrônica como sistema único de eleição?
Você já se perguntou isso?
E mais, por que temos que OBRIGATORIAMENTE votar?
Eu acho uma piada quando vejo notícias de urnas eletrônicas sendo levadas para aldeias indígenas através de barcos ou helicópteros, somente para obrigar todos a votarem.
Será que esses índios assistiram os horários e debates políticos, leram os projetos dos candidatos, acompanharam o trabalho dos representantes que eles deverão eleger?
Tudo tem um porquê. Da obrigatoriedade do voto à inconfiança de um sistema eleitoral.
E podemos confiar na Urna Eletrônica Brasileira?
Segundo muitas pessoas experientes no assunto, não. Existem vários vídeos e reportagens sobre denúncias, fraudes e problemas desse sistema de eleição. Confira:
E aí, você confia na urna eletrônica brasileira?
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários