Linda Hayden: A Graciosa Musa do Cinema de Horror Britânico

linda-hayden

Linda Hayden é uma atriz britânica – atualmente aposentada -, que foi um símbolo sexual na década de 1970, atuando primariamente em filmes de horror e em comédias eróticas de grande sucesso.

Nascida em 19 de janeiro de 1953 como Linda Higginson, ela começou a atuar bem jovem, no final da década de 1960. Seu primeiro filme foi o drama Baby Love, lançado em 1969. Ela despontou para o estrelato no ano seguinte, com o filme Taste the Blood of Dracula – que aqui recebeu o título de O Sangue de Drácula -, estrelado pelo lendário Christopher Lee.

No mesmo ano, ela interpretou Angel Blake, recebendo grande destaque como uma das antagonistas do magnífico filme de horror The Blood on Satan’s Claw, que recebeu no Brasil o título de O Estigma de Satanás.

The Blood on Satan's Claw

Dirigido pelo lendário Piers Haggard, nesse contundente filme de horror atmosférico – ambientado na Inglaterra rural do século 18, com uma temática central que aborda temas controversos como superstição, tentação carnal e bruxaria -, Linda Hayden provocou polêmica aparecendo completamente nua, em cenas frontais audaciosas e explicitamente ousadas para a época. A partir de então, ela não pararia mais, visto que rapidamente se tornou uma das atrizes mais requisitadas do cinema britânico.

linda-nude

Linda Hayden atuou primariamente em gêneros como horror, suspense e comédias eróticas, sendo especialmente requisitada para subgêneros infames, como os famosos sexploitation movies e video nasties – frequentemente editados pela censura da época – que marcaram as décadas de 1970 e 1980. Esses filmes geralmente eram hábeis em capitalizar em cima da imagem jovial, inocente, sensual e sedutora da atriz, com o objetivo de atrair o público masculino. Depois de começar sua carreira cinematográfica, em pouco tempo Linda Hayden se consagrou como um dos maiores símbolos sexuais da década de 1970.

Em 1974, ela participou de 4 filmes. Primeiro, ela atuou como Helga em Vampira, uma comédia de horror estrelada por David Niven. Depois, ela apareceu como a personagem Elizabeth Peters, atuando ao lado do lendário ícone do horror Vincent Price, no filme Madhouse (A Casa do Terror), e em seguida ela apareceu como Linda, no filme Barcelona Kill. Por último, ela apareceu como Elizabeth Radlett na comédia erótica Confessions of a Window Cleaner.

Em 1976, ela participou de Exposé – também conhecido como House on Straw Hill, que no Brasil recebeu o título de Trauma -, um de seus filmes mais marcantes. Nesse filme, ela interpreta Linda Hindstatt, uma mulher que é contratada para atuar como secretária e datilógrafa de um escritor famoso, Paul Martin, interpretado pelo consagrado ator alemão Udo Kier.

House-on-Straw-Hill

Em uma trama onde absolutamente nada é o que parece, a personagem de Linda Hayden invariavelmente se revela uma mulher lasciva, dissimulada e perigosa, que aceitou o emprego de secretária por conta de sinistras motivações ocultas, que conduzem o enredo do filme a um clímax surpreendente, fatalista e horripilante.

Linda Hayden participou de 12 filmes na década de 1970; certamente, sua década mais produtiva e movimentada na indústria cinematográfica. A partir da década de 1980, ela passou a atuar exclusivamente na televisão, onde já conseguia papéis regularmente desde que se tornara uma estrela de cinema.

Infelizmente, a carreira de Linda Hayden acabou sendo mais curta do que o esperado, embora tenha sido mais longa do que a de muitas de suas conterrâneas, que normalmente usufruíam de uma breve popularidade, em carreiras que acabavam sendo impreterivelmente efêmeras, e dependiam mais de beleza e sorte do que de talento e dedicação para adquirir longevidade.

No total, Linda Hayden participou de 20 filmes – sendo três para a televisão – e 24 programas televisivos, sendo a maioria deles seriados. Extremamente ativa nas décadas de 1970 e 1980, a partir da década de 1990, Linda Hayden passou a atuar apenas esporadicamente. Sua última aparição foi em uma breve participação no filme Run for Your Wife, de 2012. Dois anos antes, em 2010, ela interpretou a senhorita Brown, em Stalker, uma refilmagem de Exposé, filme estrelado por ela em 1976. Sua última aparição na televisão foi há mais de duas décadas, em um episódio da série policial britânica The Bill, que foi ao ar em 1997.

Com 68 anos de idade, atualmente Linda Hayden está aposentada, mas participa esporadicamente de entrevistas, encontros e documentários sobre as lendárias produtoras britânicas de filmes de horror – Hammer e Amicus -, das quais ela foi uma das musas.

lindah

Inesquecível para os entusiastas e amantes de filmes de horror, para estes Linda Hayden será sempre a frágil e sensual menina loira de 20 anos de idade, que corre na escuridão tentando se proteger do mal em noites frias e sombrias – que ocultam perigos mortais e tenebrosos -, ou então se revelando como o mal encarnado, disposto a engolfar o mundo em uma estarrecedora torrente de pavor e medo, surpreendendo o espectador em uma reviravolta dramática e imprevisível.

Independente da imagem pessoal que cada um de nós cultiva da atriz, certamente Linda Hayden permanecerá como a eterna e fascinante musa dos filmes de horror britânicos, sendo indefinidamente um onírico objeto de desejo do imaginário masculino, com toda a graça de sua exuberante sensualidade e beleza, imortalizada em filmes lendários que entraram para a história da sétima arte.

Colaboração: Wagner Hertzog.

Tudo Para Homens859 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register