Dirigimos o Novo Honda HR-V 2019
Tive a oportunidade de participar da primeira turma de testes do Novo Honda HR-V 2019.
O ‘test drive’ foi realizado de São Paulo até Camburi (São Sebastião), no litoral norte do estado.
Confira um vídeo com um pouco do teste na estrada:
O HR-V 2019 é oferecido em três versões, LX, EX e EXL, todas equipadas com motor 1.8 16V FlexOne de até 140 cv na gasolina e 139 cv no etanol. Em todas as variantes, o HR-V adota transmissão CVT – com simulação de sete velocidades e aletas para trocas de marchas no volante, nas versões EX e EXL.
Para a linha 2019, o HR-V estreia uma nova cor na linha: o Azul Cósmico Metálico, uma tonalidade elegante e que complementa a gama composta pelas cores: Branco Tafetá (sólido), Prata Platinum, Cinza Barium (metálicos), Branco Estelar, Preto Cristal e Vermelho Mercúrio (perolizados).
Conceito aprimorado
O design baseado no conceito Dynamic Cross Solid, que busca transmitir a sensação de força e dinamismo foi reformulado, em especial na dianteira, com a adoção de um novo conjunto, que reforça o aspecto SUV do HR-V.
A nova grade frontal, mais larga e com o logotipo da Honda em posição mais horizontal e marcante, percorre toda a área frontal e avança sobre os novos faróis – refletindo uma identidade visual já presente nos modelos mais atuais da Honda. Os novos faróis, mais eficientes e tecnológicos, trazem luzes diurnas de rodagem em LED integradas e conjunto óptico duplo, com sistema de projetor no farol baixo, permitindo uma iluminação eficiente e definida em diversas condições de uso.
O novo para-choque, com design inédito, reforça a robustez refinada do HR-V e abriga os novos faróis de neblina redondos, que substituem as peças ovais do modelo anterior.
Percorrendo a lateral do HR-V, com duas linhas sólidas que cortam a carroceria, de forma dinâmica à partir da coluna C, estão as novas rodas de liga leve de 17 polegadas, com desenho elegante e esportivo, com acabamento diamantado e fundo escuro. O toque cupê ao design fica por conta do caimento diferenciado do teto e pelo visual elevado da traseira, com maçanetas embutidas nas portas traseiras.
Atrás, novas lanternas trazem guias de LED horizontais e acabamento escurecido na parte inferior, finalizando as mudanças externas adotadas no HR-V 2019.
Mais conforto e tecnologia
Avançando para o interior do HR-V 2019, há novos bancos dianteiros, com design mais moderno e com apoio superior para a região das costas e pernas. Além disso, desenvolveu novos materiais de acabamento, como um novo grafismo para os bancos revestidos com tecido e a adoção, na versão EXL de couro perfurado e costuras duplas.
O console central elevado, que transmite a sensação de um cockpit recebeu um revestimento inédito em black piano e novos porta-copos. O acabamento traz detalhes cromados, que reforçam o refinamento e a sofisticação do modelo. A versão EXL traz ainda um novo painel de instrumentos Triple Ring Ambient Meter, com três arcos iluminados, e computador de bordo incorporado.
O sistema de áudio também foi aprimorado. A versão EXL recebeu uma nova central multimídia de 7”, desenvolvida no Brasil, que traz conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto.
De fácil operação, essa nova central traz manuseio semelhante ao de um tablet, permitindo a operação intuitiva de mapas do sistema de navegação do Waze (navegação disponibilizada por meio do Android Auto) além da reprodução de músicas via Bluetooth, por dispositivos portáteis, ou de serviços de streaming (via conexões Bluetooth, Android Auto ou Apple CarPlay). Essa central multimídia traz ainda navegador GPS 3D integrado.
O aparelho conta com a função Voice Tag (Reconhecimento de Voz) que permite atender e realizar chamadas, reproduzir músicas, acionar o AppleCarPlay ou Android Auto, entre outras funções. O sistema de áudio possui dois tweeters na parte frontal.
A versão LX e EX, por sua vez, oferecem sistema de áudio com tela de 5”, com conexões USB e bluetooth. A versão EX traz câmera de ré com três modos de visão.
Muito espaço e mais equipamentos
O uso de materiais macios ao toque traz uma atmosfera elegante ao HR-V, juntamente com as amplas saídas de ar com fluxo diferenciado. A coluna de direção tem ajuste de altura e profundidade, assim como o banco do motorista, permitindo encontrar a posição ideal para dirigir.
Os passageiros também possuem amplo espaço e uma posição confortável, graças à uma carroceria de grandes dimensões, que permite aproveitamento máximo do espaço interno, fruto da premissa Honda de oferecer o Máximo para o Homem e o Mínimo para a Máquina.
Em todas as versões, o HR-V 2019 traz o sistema de rebatimento de bancos Magic Seat. No HR-V, são três modos de utilização: Utility, que permite rebater os bancos traseiros e ter uma superfície verdadeiramente plana para acomodação de bagagens; Tall, que proporciona um espaço para acomodar objetos altos no assoalho do veículo, como um vaso de plantas, elevando o assento dos bancos traseiros e Long, para o transporte de volumes longos como uma prancha de surf, rebatendo também o encosto do banco do passageiro dianteiro.
Com os bancos na posição normal, o HR-V oferece 437 litros de capacidade do porta-malas.
O HR-V 2019 traz, em todas as versões, dentre os itens de série, ar-condicionado, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função brake hold, controle de cruzeiro e faróis de neblina, bem como vidros elétricos com um toque para subida/descida e destravamento do porta-malas por controle. Na segurança, todas as versões são equipadas com controle de tração e estabilidade (VSA), assistente de partida em rampa (HSA) e luzes de frenagem de emergência (ESS).
As versões EX e EXL trazem ar-condicionado digital touchscreen, airbags laterais, e borboletas para trocas de marcha no volante, habilitando a simulação de sete velocidades na transmissão CVT, e volante com revestimento em couro.
Na versão EXL, o HR-V 2019 oferece bancos revestidos em couro, airbags laterais do tipo cortina, acendimento automático dos faróis, bem como acabamentos cromados ao redor dos alto-falantes e saídas de ar do painel, que complementam o refinamento do HR-V 2019. Essa versão traz espelhos retrovisores com rebatimento elétrico e função tilt down em marcha a ré.
Rodar refinado
O HR-V 2019 também recebeu melhorias dinâmicas que tornaram o SUV ainda mais refinado no rodar. São aprimoramentos da suspensão, do isolamento acústico e da transmissão CVT que tornaram o modelo ainda mais confortável, sem reduzir, contudo, a dinâmica superior de condução que o modelo proporciona.
O time de engenharia da Honda Automóveis do Brasil desenvolveu um novo acerto de suspensão, que tornasse o rodar do HR-V ainda mais refinado em pisos mais irregulares, com adoção de novos amortecedores que aplicam a tecnologia de stop hidráulico – sistema que suaviza o funcionamento do amortecedor em situações adversas, onde o fim de curso da suspensão é alcançado, como a passagem por um buraco ou a transposição de uma lombada em maior velocidade.
O resultado, fruto de um desenvolvimento local, é um melhor isolamento do habitáculo em pisos esburacados, e uma rolagem da carroceria de forma mais progressiva em curvas, sem comprometer o comportamento dinâmico superior característico do HR-V. Em testes internos da Honda, o modelo evoluiu consideravelmente seu desempenho em estabilidade direcional, controle em aceleração lateral, conforto de rodagem, tanto em pavimento irregular como em pisos lisos, bem como melhorou a maciez em transposição de obstáculos.
Somado a isso, o HR-V recebeu um novo pacote acústico, que compreende a adoção de novos isolantes em pontos estratégicos da carroceria, reduzindo o ruído de rolagem, bem como do motor em acelerações. A versão EXL recebeu um pacote adicional nas portas e assoalho, ampliando ainda mais o conforto acústico para os ocupantes.
A transmissão CVT, por sua vez, recebeu uma nova calibragem, que torna mais progressiva a aceleração nas condições de “anda e para” fazendo com que a rotação do motor não suba excessivamente em situações de aceleração em trânsito, aumentando o conforto para os ocupantes nestas condições.
Com esses aprimoramentos, o HR-V 2019 ampliou o conforto de rodagem em diversas condições, sem comprometimento das características dinâmicas que tornam o modelo único.
Preços:
HR-V LX: R$ 92.500
HR-V EX: R$ 98.700
HR-V EXL: R$ 108.500
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
0 Comentários