Os tipos de cachaças
Você sabia que a cachaça nasceu no Brasil?
Inicialmente, a pinga, ou cachaça, aparecia descrita em alguns relatos do século XVI como uma espécie de “vinho de cana” somente consumida pelos escravos e nativos. Entretanto, na medida em que a popularização da bebida se dava, os colonizadores começaram a substituir as caras bebidas importadas da Europa pelo consumo da popular e acessível cachaça.
E como todos já sabem, a nossa cachaça já é exportada e conhecida no mundo inteiro.
Sendo assim, todo bom brasileiro tem que saber os tipos de cachaças e, melhor ainda, saber degustá-las.
Tipos de cachaças
A cachaça pode ser branca ou amarela.
Brancas: A cachaça pode ou não passar por madeira. É importante destacar que a cachaça não pode ter nenhuma alteração de cor. Nesse caso, aparecem como Clássica, Tradicional ou Prata.
A cachaça que não passa por madeira, depois da destilação, é descansada em aço inox e em seguida padronizada e engarrafada. A bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana. Algumas cachaças são retidas em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim) – portanto, elas continuam sendo brancas.
Amarelas: A cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração. Nesse caso aparecem com a expressão Ouro.
Tipos de envelhecimento
A cachaça retida em madeira pode ser armazenada ou envelhecida.
Armazenada: A cachaça fica armazenada por tempo indeterminado (3 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) em tóneis de madeira sem distinção de tamanho. Esse processo resulta no chamado “amaciamento” da bebida, influenciado no seu aroma e paladar de acordo com a madeira.
Envelhecida: No mínimo 50 % da cachaça fica durante pelo menos 1 ano em tonéis de no máximo 700 litros. Por ser um tonel menor e por ficar retido por mais tempo, as cachaças envelhecidas acabam apresentando alterações mais evidentes na sua cor, aroma e paladar. As cachaças chamadas Premium são 100% envelhecidas de 1 a 3 anos. E a Extra-Premium é 100% envelhecida no tempo mínimo de três anos.
Cachaças artesanais
Uma ótima opção para degustação são as cachaças artesanais curtidas com ervas, frutas, caroços, folhas e muito mais.
Existem vários modelos que trazem diferentes sabores para a cachaça, como: mel, gengibre, figo, caroço de ameixa, guaco, maçã, amendoim e muito mais. Com certeza de alguma você vai gostar!
Guilherme1781 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
1 Comentário
Ivan marcello
20 de dezembro de 2014 at 19:20Mas cuidado com muitas cachaças que tem por ai, principalmente em feiras livre… Muitas podem estra contaminadas com mercúrio.