Os tipos de cachaças

Os Tipos de Cachaças

Você sabia que a cachaça nasceu no Brasil?

Inicialmente, a pinga, ou cachaça, aparecia descrita em alguns relatos do século XVI como uma espécie de “vinho de cana” somente consumida pelos escravos e nativos. Entretanto, na medida em que a popularização da bebida se dava, os colonizadores começaram a substituir as caras bebidas importadas da Europa pelo consumo da popular e acessível cachaça.

E como todos já sabem, a nossa cachaça já é exportada e conhecida no mundo inteiro.

Sendo assim, todo bom brasileiro tem que saber os tipos de cachaças e, melhor ainda, saber degustá-las.

Tipos de cachaças

A cachaça pode ser branca ou amarela.

Brancas: A cachaça pode ou não passar por madeira. É importante destacar que a cachaça não pode ter nenhuma alteração de cor. Nesse caso, aparecem como Clássica, Tradicional ou Prata.

A cachaça que não passa por madeira, depois da destilação, é descansada em aço inox e em seguida padronizada e engarrafada. A bebida apresenta aroma e paladar mais próximos da cana. Algumas cachaças são retidas em madeiras que não soltam coloração (Jequitibá, Freijó, Amendoim) – portanto, elas continuam sendo brancas.

Amarelas: A cachaça foi armazenada ou envelhecida em madeira e apresentou alteração substancial na sua coloração. Nesse caso aparecem com a expressão Ouro.

Tipos de envelhecimento

A cachaça retida em madeira pode ser armazenada ou envelhecida.

Armazenada: A cachaça fica armazenada por tempo indeterminado (3 meses, 5 meses, 1 ano, 3 anos) em tóneis de madeira sem distinção de tamanho. Esse processo resulta no chamado “amaciamento” da bebida, influenciado no seu aroma e paladar de acordo com a madeira.

Envelhecida: No mínimo 50 % da cachaça fica durante pelo menos 1 ano em tonéis de no máximo 700 litros. Por ser um tonel menor e por ficar retido por mais tempo, as cachaças envelhecidas acabam apresentando alterações mais evidentes na sua cor, aroma e paladar. As cachaças chamadas Premium são 100% envelhecidas de 1 a 3 anos. E a Extra-Premium é 100% envelhecida no tempo mínimo de três anos.

Cachaças artesanais

Uma ótima opção para degustação são as cachaças artesanais curtidas com ervas, frutas, caroços, folhas e muito mais.

Existem vários modelos que trazem diferentes sabores para a cachaça, como: mel, gengibre, figo, caroço de ameixa, guaco, maçã, amendoim e muito mais. Com certeza de alguma você vai gostar!

Guilherme1781 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

1 Comentário

  • Ivan marcello Reply

    20 de dezembro de 2014 at 19:20

    Mas cuidado com muitas cachaças que tem por ai, principalmente em feiras livre… Muitas podem estra contaminadas com mercúrio.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register