Sequências de terror: Pânico
O filme Pânico (Scream, em seu título original) foi um dos maiores sucessos dos anos 90. Dirigido por Wes Craven (A hora do pesadelo, Quadrilha dos sádicos), o filme ganhou mais três continuações, todas seguindo a história de Sidney Prescott.
Com quase 20 anos do lançamento de seu primeiro filme, a sequência já pode ser considerado um clássico do gênero e tem inúmeros fãs e um símbolo tão famoso quando seu nome, a máscara que o assassino usa nos filmes é reconhecida por qualquer um hoje em dia.
Sobre qual o melhor filme da série, é quase unanimidade que os fãs preferem o primeiro, assim como a crítica. Aapesar de ter uma história bem construída para suas continuações, com seus personagens principais aparecendo em todos os 4 filmes – pelo menos os que não são assassinados. As surpresas, o humor negro e o clima de tensão fizeram do filme um ícone de uma década, e um sucesso que rendeu muito dinheiro para seus produtores.
Aliás, as piadas metalinguísticas encontradas em todos os quatro filmes são excelentes, com excesso de sarcasmo, criticando o próprio gênero de assassinos que perseguem mocinhas virgens, que se via desgastado em 1996, depois de longas sequências como “Halloween”, “Sexta-feira 13”, “A hora do Pesadelo”, entre alguns outros. O humor que os filmes de Wes Craven carregam fazem crítica até mesmo a uma de suas criações (e talvez a de maior sucesso), o Freddy Krueger.
E não é por acaso que logo no início de Pânico já é dito que “só o primeiro filme do personagem é bom” – Craven dirigiu apenas o primeiro filme de “A hora do Pesadelo” e não poupou críticas aos exageros causados pela ganância dos produtores desse tipo de filme, assim como seus clichês.
A produção de um filme sempre envolve uma série de curiosidades e com Pânico não foi diferente. Para começar, o primeiro filme da série é o 13° mais rentável do gênero de todos os tempos. Uma outra curiosidade envolve os atores Courtney Cox e David Arquette, que interpretam a repórter Gale Weathers e o policial Dwight “Dewey” Riley. Os dois formam um par romântico dentro dos filmes, mas também se apaixonaram e se casaram na vida real – o casamento durou pouco mais de 10 anos.
O sucesso de Pânico não só resgatou os fãs do gênero, como também impulsionou o mercado a produzir mais filmes como “Eu sei o que vocês fizeram no verão passado”, que apesar de não chegar ao nível de Pânico, também ganhou uma continuação e fez um sucesso grande para a época. A título de curiosidade, “Pânico” ganhou uma série na MTV em 2015, com uma história que não tem a ver com a de seus filmes e infelizmente sem a famosa máscara. A produtora teve que trocar, por conta de problemas com os direitos autorais, o símbolo maior da sequência.
Uma das coisas mais interessantes foi ver “Pânico 4″ onze anos depois do lançamento do último título da série, praticamente reciclando – no melhor sentido da palavra – tudo o que há de bom no primeiro filme (inclusive o humor essencial), com referências e piadas até a ele mesmo e a seus erros, o que dá ao filme uma característica única, que apesar de repetir a fórmula, sabe fazer isso muito bem e se reinventar.
E você, prefere qual dos 4 filmes?
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
0 Comentários