O que é um relacionamento saudável e um relacionamento disfuncional?
A dinâmica e composição dos relacionamentos mudam com o passar dos tempos. O relacionamento saudável já foi considerado aquele em que ambos os papéis eram definidos e rígidos, onde o homem tinha seu papel definido, assim como a mulher. Esses padrões já se demonstraram ineficazes perante a nova demanda social. Portanto, atualmente, o que é um relacionamento saudável e o que é um relacionamento disfuncional?
Pensando em uma relação saudável, logo podemos imaginar aquela em que ambos os seus integrantes estão satisfeitos. Apesar de terem papéis definidos nesta relação, ele não é cristalizado, ou seja, em uma relação saudável os papéis podem ser mudados de acordo com a necessidade de cada integrante, e isto pode ser pensando e remodelado de acordo com que o casal conversa. Ou seja, em uma relação saudável, os integrantes podem conversar entre si o que lhes faz bem e o que esta lhes fazendo mal, assim como, conseguem perceber e comunicar as responsabilidades de cada um.
Em um relacionamento saudável, quando um dos integrantes sente que está de algum modo tendo mais responsabilidades que o outro e, percebe que isto pode ser mudado, ele sente-se confortável para explicar isto para o parceiro ou parceira e, juntos, irão pensar em uma forma de deixar que os dois fiquem confortáveis no relacionamento.
Por outro lado, o relacionamento disfuncional, ou seja, que não estão funcionando, os papéis são rígidos, e independente se um lado está se sentindo sobrecarregado com as responsabilidades, ele não as comunica pois não se sente confortável para isso. Isto acaba fazendo com que este integrante, que já está se sentindo sobrecarregado de alguma forma, sinta-se conformado com seu estado atual, e com o relacionamento ruim, não fazendo nada para que isto mude. Como o relacionamento já está disfuncional, a outra parte, que vê o parceiro ou parceira se sentindo sobrecarregado(a), nada faz, pois também já se acostumou com seu estado de comodidade.
Este relacionamento está fadado ao fim, ou pelo menos, a insatisfação de um dos lados.
Como podemos imaginar a este ponto, no relacionamento saudável, então, os integrantes percebem um ao outro, e sempre que conseguem ver algum problema com o outro – independente de sua comodidade -, conversam para que haja uma mudança e que os dois possam estar confortáveis no relacionamento.
Algumas características que podemos perceber então, em relacionamentos saudáveis, são que seus integrantes estão ativos e abertos para os problemas do outro. Eles não tem papéis pré-definidos e fixos pois os mesmos podem ser mudados. Os dois integrantes estão abertos, portanto, às mudanças e prontos para pesquisar novas formas de fazer com que o relacionamento continue dando certo.
Nos relacionamentos saudáveis, os planos para o futuro são feitos de uma forma que os seus integrantes fiquem satisfeitos, não visando o crescimento de apenas um dos integrantes e sim dos dois.
Já as características de relacionamentos disfuncionais, que podem até parecer para os outros que está dando certo, mas o casal sabe de suas dificuldades, são que os integrantes não estão abertos às mudanças e já estão acostumados com seus papéis, por mais que sejam maléficos para eles. Os integrantes não sentem-se livres para expressar seus sentimentos negativos e pensamentos, pois precisam fingir que está tudo bem. É comum, neste tipo de relacionamento, que apenas um do casal faça os planos para o futuro, sem comunicar ou consultar a opinião do outro.
A mudança de um relacionamento disfuncional para um saudável é responsabilidade do casal e, principalmente, daquele integrante que se sente prejudicado de alguma maneira. A principal maneira de conseguir que o relacionamento se torne saudável é através da comunicação, que em uma muitos relacionamentos disfuncionais já não existe ou está prejudicada. É comum que o integrante que se sente prejudicado no relacionamento disfuncional, deixe para expor suas opiniões e críticas quanto ao relacionamento para os momentos em que não está mais aguentando segurá-las. E isto pode fazer com que ele as faça de um modo não benéfico para o casal e até sem controle.
Por isto, a abertura de uma comunicação não agressiva e mais passiva, visando sempre resolver os problemas atuais e não criar novos, é uma ótima maneira de transformar uma relação disfuncional em uma relação saudável para ambos. Assim como, deve-se começar a perceber o parceiro e seus problemas, sempre pensando em formas de ajuda-lo, assim, também receberemos ajuda do mesmo quando precisarmos.
O relacionamento deve ser visto como um troca. Um precisa ver o outro como parte de si, agregando suas questões, para existir o crescimento mútuo do casal.
Colaboração: Leonardo Luchetta.
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
0 Comentários