Conheça a história do St. Patrick’s Day
St. Patrick’s Day, ou para nós “Dia de São Patrício”, é uma comemoração anual que acontece no dia 17 de março e homenageia o padroeiro da Irlanda, São Patrício (St. Patrick).
Essa celebração começou na Irlanda, de forma religiosa, e hoje já conquistou o mundo, principalmente os países que falam a língua inglesa. Na ocasião, as pessoas se vestem com trajes verdes e saem pelas ruas para comemorar o dia.
A história
Segundo relatos, Patrick nasceu em terras britânicas, no final do século 4, e era filho de uma família nobre. Aos 16 anos, ele foi sequestrado por piratas irlandeses e levado para a Irlanda, onde foi feito refém por mais de 6 anos. Solitário e com medo, ele se dedicou à religião e tornou-se um devoto cristão.
Após esse tempo preso, ele fugiu – depois de ter ouvido vozes que creditou a Deus – e conseguiu retornar para a sua terra natal. Mais tarde, depois de ter estudado a religião por um tempo, ele ouviu um segundo “chamado”, desta vez para voltar à Irlanda como missionário.
Na Irlanda ele incorporou elementos da cultura local em sua pregação. Uma das lendas diz que a Santíssima Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) foi explicada com um trevo em mãos. Por isso o trevo ainda é usado como símbolo dessa comemoração.
Acredita-se que St. Patrick tenha morrido no dia 17 de março de 461.
A primeira comemoração
A primeira “reunião” de irlandeses em homenagem a St. Patrick aconteceu em Boston, nos EUA, em 17 de Março 1737. Porém o primeiro evento de Saint Patrick’s Day, foi na verdade um desfile “militar” que aconteceu em Nova York no ano de 1762.
Durante a Guerra da Independência Americana, celebrações militares continuaram a acontecer anualmente no dia 17 de Março. Mas foi no século XIX, durante a Grande Fome Irlandesa, quando milhões de Irlandeses emigraram para a América em busca de melhores condições de sobrevivência, que o St. Patrick Day passou a ter a configuração parecida com a de hoje.
A saudade da terra natal fez com que os irlandeses se reunissem, no St. Patrick’s Day, para celebrarem sua nacionalidade. Com direito a tudo que o irlandês gosta: música, dança e muita bebida.
Chegou a hora de comemorar! Vista uma roupa verde, pegue um trevo de três folhas e bora para um bar ou pub comemorar o dia desse Santo que mal conhecemos mas já consideramos pakas.
Guilherme1780 Posts
33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.
1 Comentário
Emerson
17 de março de 2021 at 18:36Interessante a história dele. Gostei.
Boa semana!
Até mais, Emerson Garcia