O ‘Botox’ para homens
Os cuidados com a aparência e com o corpo, como aplicar hidratantes, cremes para rejuvenescimento, ir à manicure e consultórios médicos para fazer peelings e aplicações de toxina botulínica, por exemplo, há muito tempo deixou de ser práticas exclusivas de mulheres e, definitivamente, já fazem parte do dia a dia de muitos homens brasileiros. Para a maioria dos homens modernos cuidar da aparência é um ritual diário importante que, além de aumentar a autoestima, garante uma melhor apresentação pessoal.
Está cada vez mais comum a presença de homens em clínicas de estética. Eles já se renderam ao mercado da moda e, de uns tempos para cá, andam se aproveitando de todos os benefícios que o mercado da beleza pode proporcionar. Um dos procedimentos prediletos deste grupo é o famoso botox. Este é o nome comercial dado à Toxina Botulínica Tipo A, que elimina de uma maneira rápida e relativamente indolor, temporariamente, as rugas da testa, linhas de expressão e pés de galinha – áreas mais comuns de aplicação.
Um homem pode sair tranquilo do consultório médico depois de receber injeções de toxina botulínica, praticamente livre de quaisquer sinais que poderiam exigir algum tipo de narrativa criativa para explica-los. E dentro de alguns dias todas as rugas desaparecem. A maior parte dos homens possui uma pele mais espessa e, por isso, dificilmente se percebem os pequenos pontos de sangramento (roxo) pós-procedimento.
Isso porque, a ciência por trás botox é realmente muito simples. A toxina botulínica A, o ingrediente ativo no botox, é uma das neurotoxinas produzidas pelo Clostridium botulinum. As toxinas botulínicas, de A a F, juntam-se a terminações nervosas no músculo e a acetilcolina, o neurotransmissor responsável por desencadear contrações musculares, não pode ser liberada. Com o efeito, as toxinas botulínicas bloqueiam os impulsos que normalmente fazem seus músculos se contrair.
Assim, uma vez injetadas num músculo facial específico, o botox – que contém quantidades muito pequenas de proteína botulínica purificada paralisa o músculo e evita as atividades que produzem rugas nessa área. Estas desaparecem dentro de 24-72 horas, ficando completamente suaves e lisas após duas semanas, aproximadamente. A aplicação de toxina botulínica só funciona nos músculos dinâmicos, onde o movimento repetitivo de expressão facial produz os vincos. Os resultados de redução de rugas podem durar até seis meses, e o tratamento deve ser repetido para manter o efeito.
O homem possui uma pele bastante diferente da mulher, especialmente quando lidamos com o rejuvenescimento. A pele masculina responde muito rápido aos tratamentos tópicos e aos estéticos mais superficiais. É um consumidor altamente focado, pois uma vez que decide, é absolutamente fiel e obstinado para obter e manter os resultados. Eles retornam fielmente às consultas e se submetem aos procedimentos mais invasivos (Botox, laser, preenchedores) sem pestanejar. Incrível, não é?! Ao contrário do que se pensa, costumam ser os melhores pacientes. Sentam-se na maca de procedimento e corajosamente dizem: faz! As mulheres têm um comportamento bem diferente.
Então, o botox é o eleito por eles. Mas por quê? Assim como os preenchedores, a toxina botulínica traz resultados quase imediatos e duradouros. Para o homem, que costuma pensar objetivamente, como quando lida com os seus negócios, significa fazer algo cujo custo benefício é imediato e seguro. Existem pedidos diversos, desde um resultado de completo relaxamento até o muito discreto. Os brasileiros, na grande maioria, preferem resultados discretos e, particularmente para mim, tratar menos a testa dá mais charme, porém deve-se tratar.
A segurança na escolha do produto é muito importante, pois a dose usada para o tratamento dos músculos de expressão do homem é maior do que na mulher, podendo chegar ao dobro. Em alguns casos, são necessárias duas sessões seguidas para obter um melhor resultado. Hoje, o paciente masculino não tem mais receio de solicitar o tratamento estético diretamente ao médico. Todos nós sabemos que isso não muda a masculinidade, ao contrário, mostra que o homem finalmente está se dando o direito de cuidar da imagem, deixando para trás a ideia de ser apenas um trabalhador que supre a família.
Portanto, se você acha que as rugas em seu rosto são mais um aborrecimento do que um distintivo de honra do tempo, não há razão para não se render aos benefícios potenciais do botox. Aposte nessa!
Autor: Dr. Cézar Augustus, médico pós-graduado em Medicina Estética no ISBRAE, instituto apoiado pela IAAM – International Association of Aesthetic Medicine, atende no i9 Hair & Spa, em São Paulo.
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
1 Comentário