6 dicas para aceitar opiniões contrárias com mais facilidade

aceitar-opiniao

A dificuldade em aceitar verdadeiramente as diferenças pode ser considerada um dos maiores causadores de conflito nas relações humanas. A não aceitação do outro e, consequentemente, a não aceitação da opinião do outro, ou da forma como ele percebe o mundo pode desfazer amizades, criar inimizades e principalmente criar grandes conflitos, dependendo de quão destoantes são essas opiniões.

Refletindo sobre as diferenças de opiniões e da aceitação das diferenças, desenvolvi algumas dicas para tornar essa aceitação um pouco mais fácil. Lembrando que é preciso refletir também acerca das próprias opiniões para que esse processo ocorra de uma maneira mais fluida. Vamos então às dicas.

O outro não precisa ter a mesma opinião que a sua

Os conflitos sobre as divergências de opiniões ocorrem principalmente porque um tenta fazer com que os outros aceitem e tenham as mesmas opiniões que as suas. Quando alguém discorda da forma como nós percebemos o mundo, independente de como ela seja (comprovada ou não), é comum que ele tente modificar essa nossa opinião e nós, consequentemente, tentamos fazer com que ele aceite e tome nossa opinião como sendo também dele. Em outras palavras, nós tentamos convencer o outro a aceitar o que pensamos.

Para evitar isso, você precisa perceber a opinião do outro apenas como mais uma opinião, diferente da sua. Não tente fazer com que ele aceite e partilhe da sua opinião e não deixe ele tentar convencer você a mudar de opinião. Nessas situações o interessante é dizer que você entenda a opinião dele, e que está tudo bem elas serem diferentes, afinal, cada um é livre para pensar da maneira que quiser. É imprescindível então deixar de tentar fazer com que o outro tenha a mesma opinião que você.

Está tudo bem em discordar

Discordar não significa brigar ou ficar chateado com a opinião do outro. Na verdade significa que você não concorda porque pensa de modo diferente, mas respeita que ele tenha aquela opinião, por mais absurda que ela possa parecer para você. Lembrando que a sua opinião pode também parecer absurda para ele.

Essa diferença de opiniões é que faz com que o mundo seja tão diversificado e enriquecedor como ele é. Imagina se todo mundo concordasse sempre com as mesmas coisas. A essa altura já estaríamos estagnados.

Entenda os motivos das opiniões do outro

Para facilitar o processo de aceitação da opinião do outro, é interessante tentar perceber quais são os reais motivos para ele ter essa opinião. Isso é possível através do entendimento que a opinião de uma pessoa se origina a partir da história de vida da pessoa, de suas experiências e principalmente da forma singular com a qual cada um perceber e entende a sua própria realidade. Ou seja, cada pessoa pode perceber um mesmo acontecimento de formas completamente diferentes, pois todos temos sentimentos e pensamentos (passados e atuais) influenciando a forma como iremos receber as informações.

Para entender a opinião de alguém, você precisa saber que ele as tem em decorrência de algo e principalmente da forma como ele percebe esse algo, que é completamente diferente de como você percebe esse algo. Assim você aceita tanto a opinião do outro como a percepção dele das coisas. Mesmo que você ache isso “errado”(que também é apenas um conceito).

Saiba que você não está sempre certo

Ter a própria opinião não significa estar sempre certo. Esse é um pensamento que devemos ter com mais frequência. Por mais estudos e informações que você possa ter, não significa que você está certo de tudo e que o outro está sempre errado. Você criou suas opiniões também em decorrência da forma como você percebeu e entendeu este amontoado de estudos e informações, que irá diferenciar-se da forma como o outro também as percebeu. Quanto mais cedo nós entendermos isso, mais fácil fica aceitar a opinião do outro, fazendo com que deixemos de tentar fazer com que o outro compartilhe da nossa opinião.

Relacione-se com pessoas com opiniões contrárias às suas

O nosso círculo de amizade geralmente é composto por pessoas que compartilham as mesmas opiniões que as nossas, sendo geralmente formado por pessoas semelhantes a nós mesmo. Isso faz com que as opiniões nossas e de nossos amigos sejam mais próximas. Assim, quando nos deparamos com opiniões completamente divergentes, temos maiores dificuldades em aceitar essa opinião.

Conviver com pessoas que têm diversas opiniões diferentes da nossa, nos traz a oportunidade de aprender a lidar com essa situação e principalmente facilitar a aceitação da opinião do outro. Com o tempo esse processo tornar-se completamente comum.

Não julgue baseando-se em poucas opiniões

É comum que nós julguemos as pessoas a partir de algumas opiniões ou levando em conta o que falam sobre ele. Por exemplo, se você escuta alguém comunicando uma opinião que é contrária a sua, a probabilidade de você não gostar dessa pessoa, somente por esse fato, é muito grande. O contrário também ocorre.

Isso significa que estamos julgando e deixando de gostar de uma pessoa simplesmente por uma opinião com a qual não compartilhamos. Infelizmente nós esquecemos que existem outros milhares de aspectos nessa pessoa além da opinião dela, que podem nos agradar ainda e muito.

O processo de aceitação da opinião do outro nos oferece o benefício de ampliar nossa própria consciência e atingir um crescimento pessoal muito grande, pois faz com que fiquemos aberto ao outro, crescendo assim com ele. Todas as pessoas têm algo a nos acrescentar, devemos somente deixar que isso aconteça. A aceitação da opinião alheia e o não julgamento fazem parte do processo de desenvolvimento pessoal.

Leonardo545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

10 Comentários

  • O jeito como você se comunica diz muito sobre você | Tudo Para Homens Reply

    4 de abril de 2016 at 13:51

    […] Para lidar melhor com esse tema, você pode ler as 6 dicas para aceitar as opiniões contrárias. […]

  • O Jeito Como Você Se Comunica Diz Muito Sobre Você | Alcatéia Masculina Reply

    4 de abril de 2016 at 14:06

    […] Para lidar melhor com esse tema, você pode ler as 6 dicas para aceitar as opiniões contrárias. […]

  • +18 - O jeito como você se comunica diz muito sobre você - Vai o que Rola Reply

    4 de abril de 2016 at 15:20

    […] Para lidar melhor com esse tema, você pode ler as 6 dicas para aceitar as opiniões contrárias. […]

  • Mi Reply

    26 de novembro de 2017 at 04:45

    Conviver com pessoas que têm diversas opiniões diferentes da nossa, nos traz a oportunidade de aprender a lidar com essa situação e principalmente (facilitar a aceitação da opinião do outro.) Com o tempo esse processo tornar-se completamente comum.
    E se a opinião não é credível, não tem fundamento e a maioria do grupo discorda?? Havendo evidências que essa pessoa está errada, que benefícios vou ter em ouvi-la?

    • Leonardo Leal Luchetta Reply

      27 de novembro de 2017 at 13:13

      Olá, Mi.

      Que ótimo comentário o seu, muito obrigado. E a sua pergunta foi muito pertinente. Realmente vale a pena nos fazermos esse tipo de pergunta.

      Nessa caso, o que quis passar com o artigo foi justamente isso. Em algumas situações, a opinião do outro pode até mesmo nos parecer “errada”. E poucos podem concordar. Mas é interessante pensar que a opinião do outro não serve para nos trazer algo. Em alguns momentos, podemos não aprender nada com ele (em relação a um assunto específico).

      Mas, a opinião serve para conhecermos a pessoa. Assim, é mais fácil ouvir e respeitar a opinião dela (sabendo como ela pensa). No lugar de tentar modificar a opinião dela (ou a nossa mesma). Essa é um ótima maneira de conviver com a diferença, evitar os conflitos e compreender que cada uma tem a sua verdade (mesmo que para nós não sirva).

      O importante disso tudo, é conviver de forma saudável mesmo que as opinião não sejam iguais. É difícil, mas em alguns casos vale o esforço. Lembrando que o respeito deve ser mútuo.

      Qual a sua opinião a respeito disso?

  • Mvbgn Reply

    26 de novembro de 2017 at 04:50

    “Relacione-se com pessoas com opiniões contrárias às suas”
    Comigo nunca deu bom resultado…

    • Leonardo Luchetta Reply

      27 de novembro de 2017 at 13:14

      Olá, “Mvbgn”

      Obrigado por comentar.

      Realmente, nem sempre é fácil conviver com opiniões contrárias. Mas o exercício é esse mesmo. Lidar com a diferença de forma respeitosa e racional.

      Aquele abraço.

  • Reply

    25 de fevereiro de 2018 at 00:06

    Gostei muito do que li aqui.
    Sempre me achei uma pessoa muito disposta a ouvir diferentes opiniões e entender pontos de vista diferentes do meu. Porém, percebi que ultimamente tenho muita dificuldade em aceitar certos tipos de opinião que interferem diretamente com aquilo que acredito; por exemplo, não consigo aceitar qualquer tipo de comentário preconceituoso e me manter calma numa conversa que envolva isso. Mesmo sabendo que provém da formação da pessoa – aliás, gostei muito do parágrafo sobre entender se onde vem a opinião da pessoa -, é difícil para mim lidar com pessoas de mentalidade “atrasada” nesse sentido, o que me faz muito mal, já que me exalto e perco a paciência tentando demonstrar meu ponto de vista.
    Você tem alguma dica sobre o que posso fazer para melhorar isso?
    Parabéns pelo texto e pelo trabalho desenvolvido no blog.

  • DIEGO MENDES Reply

    12 de outubro de 2018 at 15:42

    Bom tarde Leonardo. Parabenizo você pelo belo artigo que hoje está culminado nas redes socias pelas diferenças de opiniões. Estou aqui pedindo licença se você deixar é claro. Tenho um canal no youtube e estas seis dicas queria colocar no vídeo, lógico com a sua referencia e a referencia do artigo. Só colocarei no vídeo com a sua autorização?

    • Guilherme Cury Reply

      14 de outubro de 2018 at 09:24

      Fala Diego, tudo bem? Fica tranquilo para usar o conteúdo – citando a fonte!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register